Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ponto de inclusão digital da aldeia São José garante integração dos povos indígenas em primeira audiência

07/06/2023
Letícia Araújo

O ponto de inclusão digital do programa “Justiça de Todos” instalado na aldeia São José, localizado no município de Montes Altos, realizou seus primeiros atendimentos, garantindo inclusão à comunidade indígena do povo Krikati. A iniciativa já beneficiou duas pessoas da comunidade até o presente momento e vem contribuindo para ampliar o acesso à justiça e à cidadania sem necessidade de deslocamento para outros municípios.

A primeira audiência, realizada na segunda-feira, 3, foi referente ao processo de retificação de registro civil, no qual o interessado reuniu-se com autoridades da Defensoria Pública do Estadual do Maranhão. Esse tipo de ação ocorre principalmente em caso de erros de grafia e solicitação de inclusão de sobrenome. Em se tratando desse último caso, muito comum entre os povos indígenas, a Corregedoria realizou iniciativas integradas que incluíam o Mutirão de Registro indígena na mesma semana da inauguração do ponto de inclusão digital.

O líder indígena e facilitador responsável pela unidade, Jackson Sabino Krikati, agradeceu a ação e demonstrou a realização da comunidade em ver a justiça chegando ao alcance da aldeia. “É uma alegria enorme para o povo krikati de ver a sala de justiça dentro do território, o que vai facilitar o acesso dos povos indígenas, principalmente das lideranças dentro da aldeia sem a necessidade de deslocamento para cidades em que estiverem acontecendo audiências”, declarou.

 

PONTO DIGITAL

Instalado no último dia 2 de junho, o 91° ponto de inclusão digital do projeto “Justiça de Todos” está localizado na aldeia São José, onde residem os povos indígenas da etnia krikati. O facilitador responsável pela unidade é o líder indígena Jackson Sabino Krikati.

Durante o evento de inauguração, foi ressaltado o apagamento histórico dos povos indígenas e a forma como iniciativa do poder judiciário está aliada à mudança desse cenário. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fróz Sobrinho definiu a ação como um avanço positivo e expressou a expectativa do judiciário maranhense em seguir ampliando essa iniciativa para outras aldeias. “É uma oportunidade de acesso à justiça, mesmo que seja de forma virtual, que vai ser ampliada para outras aldeias da região”, declarou o corregedor.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS