Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Formosa da Serra Negra celebra 113 uniões em Casamento Comunitário

REGISTRO CIVIL GRATUITO

24/05/2023
Helena Barbosa

A cidade de Formosa da Serra Negra, situada na área da comarca de Grajaú, viveu um momento solene durante a realização de um casamento comunitário para 113 casais de moradores, pelo Poder Judiciário, na tarde de 17 de maio, na Praça Zuza Pires, na Avenida Juscelino Kubitscheck.

A cerimônia foi realizada pela 2ª Vara de Grajaú, em parceria com a Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único de Formosa da Serra Negra, que recebeu a documentação de noivos e noivas para a inscrição no projeto “Casamentos Comunitários” e habilitou os casais para a união civil, gratuitamente.

Os casais participantes, de baixa renda, não arcaram com as custas cartorárias para o registrar o ato civil, que são reembolsadas pela Justiça, por meio do Fundo de Registro Civil criado pelo Judiciário para compensar os cartórios pelos atos gratuitos.

Um dos casais especiais celebra união diante da juíza.

Outro casal participou da cerimônia por meio virtual.

MOMENTO SOLENE COM DECORAÇÃO ESPECIAL

A praça de eventos foi preparada para o momento solene, com decoração especial, iluminação colorida, tapete, arranjos florais, mesa de bolo de quatro andares, doces e música ambiente com dupla de cantores. Os casais especiais da cerimônia fizeram entrada solene,  acompanhados por pajem e daminhas, representando os demais, em sua maioria vestidos de branco.

A juíza Nuza Maria O. Lima (titular da 2ª Vara de Grajaú), presidiu a solenidade e celebrou, individualmente, a maioria das uniões, com o auxílio da juíza de paz Alcilene Alves Pinheiro Lima e o apoio de uma equipe de servidores da unidade. 

Compareceram à cerimônia o prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu Rodrigues Costa; o vice-prefeito Edimilson Moreira; o registrador do cartório do Ofício Único, Emiliano Moreira Aquino; o padre João Carlos M. Cavalheiro e o pastor Benício Conceição Sousa, que ministraram bênçãos aos casais.

Prefeito municipal e juíza posam pra foto com daminhas e pajens.

CASAIS ESPECIAIS

Os primeiros casais a oficializar a união civil foram Mayro Santos Gomes e Carmem Lúcia Pereira Santos, o mais jovem, ambos com 17 anos; Servilio dos Santos Paiva e Aramilha Andrade Oliveira, grávida de cinco meses e o casal mais idoso, e Fidelis Aguiar e Maria Evangelista Mourão, ambos com 70 anos.

Um dos casais celebrou a união por meio virtual: Francimar Souza da Conceição e Kaciane Santos Souza. A noiva participou do leito hospitalar, pois deu à luz recentemente.

A cerimônia foi encerrada com a entrega de brindes aos casais  e uma queima de fogos de artifício marcou o encerramento da programação do projeto na cidade.

Equipe que trabalhou na organização do casamento comunitário.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS