Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria da Justiça discute novo Manual de Padronização de Secretaria com ToadaLab

ORIENTAÇÃO DO FLUXO DE TRABALHO NAS UNIDADES JUDICIAIS

20/01/2023
ASSCOM CGJMA

Funcionários da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) participaram de uma reunião no Laboratório de Inovação do Poder Judiciário - ToadaLab, em que foi discutido projeto do  "Manual de Padronização de Secretaria", que será utilizado na orientação dos serviços nas unidades da Justiça de 1º Grau.

Judith Stefany Pereira, chefa da Divisão de Projetos, Padronização e Rotinas, Wendeel Gomes Saraiva Barroso, secretário da coordenadoria de planejamento e aprimoramento da Justiça de Primeiro Grau e Kleyce Noleto Veiga, auxiliar judiciária, se reuniram na sede do ToadaLab, com o juiz Ferdinando Serejo, coordenador do laboratório, e apresentaram propostas para a reformulação do atual "Manual de Rotinas das Secretarias Judiciais", que data de 2009.

Durante a reunião, a servidora Judith Pereira apresentou a ideia do projeto e questionou sobre a disponibilidade de estrutura do laboratório para tornar o formato do manual mais moderno, dinâmico e interativo, com links e vídeos. A servidora Kelly Noleto informou que estão trabalhando em cima de um modelo de manual da SEJUD Cível, que pode ser aperfeiçoado.

Wendeel Barroso falou da necessidade de o manual agregar informações hoje dispersas, a exemplo dos procedimentos do Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Judiciário), requisição de precatórios e movimentação processual, e que possa ser atualizado na medida da vigência de novas normas.

Membros da comissão de reformulação do manual reunidos no ToadaLab.

CONSULTA ÀS NORMAS

O juiz coordenador chamou a atenção para a dificuldade do usuário de identificar os provimentos (CGJ-MA) em vigência no formato atual e sugeriu que o repositório das resoluções (TJMA) também seja atualizado. Propôs, ainda, que o novo manual seja incluído na barra de ferramentas do ToadaLab, que já está sendo implementado no sistema PJe para o sistema de precedentes, de forma sumarizada, para que facilitar a consulta às normas para a prática de atos.

O juiz ponderou, ainda, que a atualização deve ser feita de forma mais fluida do modelo de PDF atual para o formato digital, de forma a evitar problemas com a segurança da informação.

GRUPO DE TRABALHO

O Grupo de Trabalho para a elaboração do "Manual de Padronização de Secretaria" do Poder Judiciário do Maranhão foi instituído pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, por meio da Portaria-TJ - 4428/2022, de 17 de agosto de 2022, para realizar a reformulação do Manual e inclui juízes e servidores, de diversas unidades da Justiça de 1º Grau.

Integram a comissão os juízes Tereza Palhares Nina, coordenadoria de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau (CGJ-MA); Rodrigo Terças Santos  (Vara Única de Alcântara) e  Douglas Lima da Guia (4ª Vara de Balsas).

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br


 

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS