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Diretoria Judiciária atualiza rotinas e procedimentos de secretaria

Servidores e servidoras recebem capacitação para padronização do trabalho interno

27/03/2024
Ascom ESMAM

Distribuição dos processos, certidões, intimações, citações, carga ao advogado, contagem de prazos, metas. São inúmeras as atividades que fazem parte da rotina de quem trabalha nas diversas secretarias do Fórum ou no Tribunal de Justiça. Para otimizar estes procedimentos, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizou mais uma turma do curso Padronização de Rotinas e Procedimentos de Secretaria, destinada aos servidores e servidoras da Diretoria Judiciário do TJMA.

São 16 horas de aulas presenciais, ministradas pelo juiz Rodrigo Terças (foto abaixo), com a aplicação de técnicas modernas de gestão processual e administração judiciária. O curso integra o calendário anual da ESMAM e o conteúdo é constantemente ajustado às inovações e sistemas adotados pelo tribunal.

 

 

Para o formador, a padronização da gestão das secretarias judiciais, tanto de pessoal como da estrutura e acervo processual, é uma forma de solucionar  demandas com agilidade e evitar repetições indevidas de atividades na unidade. “Eliminamos o retrabalho, aumentando, por conseguinte, o controle do cumprimento das metas, bem como maximizando a celeridade processual, com a implementação de uma resposta mais rápida e efetiva à população”, explica.

PRÁTICO E DINÂMICO

De forma prática e dinâmica, na capacitação servidores e servidoras das diversas unidades judiciais são treinados sobre todo o procedimento de tramitação do processo judicial, desde a distribuição até o arquivamento final, a fim de tornar mais célere a tramitação processual.

Outro módulo trata sobre a organização das rotinas e otimização através da elaboração de fluxos e rotinas de trabalho, com o fomento na integração dos setores existentes na unidade judicial. Os sistemas de informação disponíveis no âmbito do TJMA também são apresentados no treinamento.

Há ainda conteúdos sobre gestão de pessoas e liderança, comunicação, planejamento estratégico na unidade judiciária, gestão de processos: noções de cliente e de processos de trabalho, mapeamento e diagnóstico organizacional, métodos de soluções de problemas, organização e métodos em assessoria e secretaria judicial. Ao final, há estudo de casos práticos vivenciados no dia a dia das unidades.

 

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