Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Setor Médico do Fórum de São Luís alerta para o mês de combate ao câncer de mama

OUTUBRO ROSA

13/10/2022
Priscilla da Costa

A Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) está realizando campanha que alerta para o combate ao câncer de mama. Para chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade das medidas preventivas do câncer de mama e de que nesse período ocorre em todo o mundo o movimento Outubro Rosa de combate a esse tipo de câncer, a Divisão Médica está disponibilizando materiais informativos sobre a temática, dando orientações e conscientizando o público.

Para a chefe da Divisão, Cristina Gomes, o alerta é para prevenção, “se mais cedo for detectado o câncer de mama mais chances de cura temos, é importante todas as mulheres fazerem seus exames periódicos para detectar qualquer alteração”, destaca. Cristina Gomes ainda enfatiza que, “o câncer pode acontecer em qualquer idade e manifestar-se em qualquer pessoa, então é importante alertar as pessoas para ficarem conscientes sobre medidas preventivas e orientações”, pontuou.

OUTUBRO ROSA

 O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O CÂNCER DE MAMA

 É o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS