Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Pink Day: Câncer de mama é de interesse de todos e todas

No período de 2023 até 2025 são estimados 74 mil casos novos de câncer de mama no Brasil.

17/10/2023
Ascom TJMA

A campanha Outubro Rosa no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) ocorre durante todo o mês de outubro, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama. Uma das ações propostas é a realização do Pink Day nesta quinta-feira (19/10), quando servidoras, servidores, magistradas e magistrados estão convidados a vestir rosa e se unir na promoção da saúde e no combate ao câncer. A data faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

No período de 2023 até 2025 são estimados 74 mil casos novos de câncer de mama no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar desse tipo de câncer ser mais frequente entre as mulheres brasileiras, também há registros  de incidência em homens. Em 2020, foram registrados 207 óbitos de homens por câncer de mama no Brasil. Apesar de não ter as mamas desenvolvidas, porém, assim como as mulheres, possuem tecido mamário e podem desenvolver a doença.

SOBRE A DOENÇA

O câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação anormal de células que formam um tumor inicial com a capacidade de invadir outros órgãos e tecidos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns podem se desenvolver rapidamente, outros não. 

PREVENÇÃO

Atualmente, é possível diminuir o risco de câncer de mama, sendo que a amamentação é um fator protetor. Porém, assim como é possível diminuir o risco, ele pode aumentar também com o uso de reposição hormonal com terapia combinada de estrogênio e progesterona.

É possível fazer diagnóstico precoce de câncer de mama. A prevenção é o melhor caminho. Por isso, faça um check-up ginecológico anual. Cuide-se. Sua vida é importante e tem valor único. Consulte seu médico (sua médica) anualmente.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS