Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove ação de prevenção e conscientização no Outubro Rosa

Médica mastologista esclarecerá dúvidas de servidoras e magistradas em vídeo. Participe através do link abaixo!

11/10/2023
Ascom TJMA

São estimados 74 mil casos novos de câncer de mama no Brasil para cada ano no período de  2023-2025. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Este tipo é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma. O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que iniciou nos Estados Unidos, em 1990, quando foram distribuídos laços cor-de-rosa durante a primeira corrida pela cura proposta por Susan G. Komen. Após essa edição, o evento seguiu ano após ano. 

O câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação anormal de células que formam um tumor inicial com a capacidade de invadir outros órgãos e tecidos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns podem se desenvolver rapidamente, outros não.

FATORES DE RISCO

Os fatores de riscos desse tipo de câncer são divididos em três classes: 1) Fatores comportamentais ou ambientais (obesidade e sobrepeso na menopausa, sedentarismo, consumo de álcool e exposição frequente a radiações ionizantes como raios-x, mamografias e tomografias); 2) fatores reprodutivos e hormonais (primeira menstruação antes dos 12 anos de idade, ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso prolongado de contraceptivos orais, reposição hormonal após a menopausa por mais de 5 anos) e 3) fatores hereditários ou genéticos (presença de câncer de ovário, câncer de mama em homens, câncer de mama em familiares como mãe, filha ou irmã antes dos 50 anos e alterações genéticas herdadas da família.

SINTOMAS

Na maioria das vezes, os sintomas são: presença de caroço endurecido, fixo e geralmente indolor; alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço; saída de líquido de um dos mamilos; pele avermelhada, retraída ou semelhante a casca de laranja.

Diagnóstico é realizado através de investigação em casos suspeitos via mamografia e exame clínico das mamas. 

PREVENÇÃO

Atualmente, é possível diminuir o risco de câncer de mama, sendo que a amamentação é um fator protetor. Porém, assim como é possível diminuir o risco, ele pode aumentar também com o uso de reposição hormonal com terapia combinada de estrogênio e progesterona.

É possível fazer diagnóstico precoce de câncer de mama. A prevenção é o melhor caminho. Por isso, faça um check-up ginecológico anual. Cuide-se. Sua vida é importante e tem valor único. Consulte seu médico (sua médica) anualmente.

Aliado à prevenção do câncer de mama, neste mês de outubro, a Divisão Médica fará um vídeo com uma médica mastologista, a fim de responder às perguntas sobre a doença. Não perca tempo e envie suas dúvidas por meio deste link até o dia 15/10.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS