Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria realiza plano tático na 2ª Vara de Coelho Neto

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Publicado em 14 de Set de 2022, 11h00. Atualizado em 15 de Set de 2022, 8h07
Por Márcio Rodrigo

A Coordenadoria de Planejamento Estratégico da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realiza, nos dias 13 e 14 de setembro, visita estratégica na 2ª Vara da Comarca de Coelho Neto (369 km da Capital) para implementar plano tático. A iniciativa visa aprimorar a gestão administrativa para repercutir na melhoria da prestação jurisdicional à população.

A ação prevista no Plano de Gestão da CGJ – Biênio 2022/2024, atende à Diretriz 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda às corregedorias de Justiça do país, “Desenvolver projeto de trabalho junto às unidades jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as metas nacionais 1 e 2 ou com recorrente excesso de prazo de conclusão”.

A partir de relatórios instruídos com dados do sistema Termojuris, a equipe de Planejamento Estratégico da CGJ elabora um plano, em conjunto com juízes e servidores das unidades atendidas, com propostas de mudanças ou acréscimos de rotinas padronizadas e fluxos processuais, com vistas à movimentação de processos e cumprimento aos comandos e mandados judiciais.

A 2ª Vara de Coelho Neto possui um acervo total de 6093 processos, sendo 2444 a julgar. Recebeu 880 novas ações neste ano, baixou 1447 processos e está inserida no grupo de acompanhamento da Coordenadoria de Planejamento Estratégico, determinado quando a unidade atingir mais de 200 processos conclusos há mais de 100 dias em 6 datas de referência; não ter alcançado a Meta 1 em pelo menos 1 ano nos últimos 3 anos; não ter alcançado a meta 2 em pelo menos 1 ano nos últimos 3 anos; e possuir mais de 1200 processos aguardando movimentação há mais de 100 dias. 

A juíza Tereza Nina afirmou que o plano tático é uma das prioridades da atual gestão do desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, e que a 2ª Vara de Coelho Neto é a 13ª unidade judicial a receber esse trabalho de acompanhamento em pouco mais de 120 dias de gestão. “Em um trabalho planejado, simultaneamente à realização das visitas estratégicas e plano tático, a Corregedoria está implantando Pontos de Inclusão Digital do projeto Justiça de Todos nos termos judiciários que não são sede de comarcas, com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão ao Judiciário e conferir maior agilidade e eficácia ao trabalho de juízes e servidores”, ressaltou a magistrada.

O plano tático na 2ª Vara de Coelho Neto prossegue nesta quarta-feira, 14, momento em que magistrado e servidores vão trabalhar a matriz SWOT - pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades -, e desenvolver o plano de ação, sob orientação da equipe da Corregedoria.

Equipe da CGJ desenvolve plano tático na 2ª Vara de Coelho Neto

Ao final do primeiro dia (13), o secretário judicial Lucas Barbosa avaliou positivamente o trabalho da Coordenação de Planejamento Estratégico junto à unidade. “Foi muito proveitoso esse primeiro contato, pois pensávamos que era algum tipo de correição, mas não, a Corregedoria apontou caminhos para as dificuldades identificadas em diagnóstico da nossa unidade, aprendemos muito sobre o termojuris e como ele pode colaborar com nosso trabalho. Já estamos na expectativa do segundo dia, temos certeza que essa iniciativa vai aprimorar a nossa gestão de Secretaria Judicial”, avaliou o servidor.

UNIDADES ATENDIDAS

A Coordenação de Planejamento Estratégico da Corregedoria, na atual gestão do corregedor-geral Froz Sobrinho, já atuou em diversas unidades. Esteve na 3ª Vara de Itapecuru-Mirim; Vara Única da Comarca de Anajatuba; Vara Única de Senador La Rocque; 1ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz; Vara Única da Comarca de Humberto de Campos; e em Timon na Vara da Família e 2ª Vara Criminal; 1ª Vara de Porto Franco; Vara da Mulher de Imperatriz; 7ª Vara Cível de São Luís; 1ª e 2ª varas da Comarca de Grajaú.

Nos próximos dias a CGJ vai realizar plano tático no Juizado Especial de Timon; 8ª e 9ª varas da Fazenda Pública de São Luís; 1ª Vara Cível de São José de Ribamar; Vara Única de Itinga do Maranhão; 1ª Vara de São Mateus; Vara Única de Montes Altos; Vara Única de Vitória do Mearim; Vara Única de Monção; Vara Única de Barão do Grajaú; Vara Única de Matões; e 2ª Vara de Presidente Dutra.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS