“A avaliação é a melhor de todos os tempos. Essa era a proposta e nós buscamos, nos preparamos e lutamos por isso. Como é bom realizar”. Dessa maneira o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho definiu os últimos anos de trabalho do Judiciário maranhense, com base nas avaliações de desempenho apresentadas durante a terceira Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE) de 2025, realizada no Auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesta quinta-feira (18/12).
A RAE tem o objetivo de discutir e alinhar as ações do Planejamento Estratégico e Governança institucional, bem como apontar ferramentas de acompanhamento e aperfeiçoamento dos indicadores e projetos estratégicos do TJMA.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho destacou o engajamento de magistrados/as, servidores/as, estagiários/as e residentes que resultou no Selo Diamante de Qualidade do CNJ, um reconhecimento que, segundo ele, reflete a credibilidade e o prestígio da Justiça maranhense.

“Nós reforçamos o nosso nível de respeitabilidade. A contribuição que deixamos não é só para o Judiciário maranhense, mas para o Judiciário brasileiro. Somos o terceiro Tribunal mais antigo do Brasil e estamos entregando um trabalho compatível a esse lugar que ocupamos, um trabalho dedicado à Justiça, estamos deixando o nosso recado, o nosso legado. Que possamos sempre evoluir para nos manter no melhor nível possível”, frisou.
A juíza Tereza Nina, auxiliar da presidência, responsável pelo planejamento estratégico, ressaltou que o momento é importante para garantir o alinhamento entre as equipes e dar continuidade aos bons resultados alcançados pelo TJMA.
“É importante que tenhamos uma metodologia para alinhar o nosso planejamento, as melhores táticas e estratégias de governança. Estamos reunidos para verificar e diagnosticar os pontos fracos do nosso Tribunal de Justiça. Tivemos uma ampla evolução administrativa em 2025 com base nos dados do ano anterior, então esse diagnóstico é muito importante para que a gente faça um planejamento estratégico eficiente”, disse.

GOVERNANÇA
Com cerca de 91% alcançados no eixo Governança do Prêmio CNJ de Qualidade, o TJMA é o segundo melhor tribunal do Brasil nesse indicador.

A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio, ressaltou que o resultado no índice de governança depende de um trabalho coletivo e de controle. Ela destacou o papel de cada diretoria no acompanhamento e análise minuciosos para identificação e correção de falhas.
"Estamos trabalhando para criarmos essa cultura do controle em cada um de nós. Podemos analisar e identificar fraquezas, não como falha, mas como uma oportunidade de melhoria, de buscar soluções futuras para possíveis erros”, disse.
A subdiretora-geral Mariana Clementino reforçou as pontuações da diretora-geral. “Estamos solidificando ainda mais a área de governança. É uma área que a gente precisa estar bem alinhado com todos, porque não é uma área isolada, a gente trabalha sempre em conjunto”, afirmou.
INDICADORES
Durante a apresentação, a assessora especial de Planejamento e Gestão Estratégica, Bianca Giordano (foto abaixo), demonstrou os avanços em cada indicador estratégico, as metas alcançadas e pontos a serem ajustados.

Entre os indicadores, destacam-se o Índice de Transparência, Índice de Atendimento à Demanda (1º e 2º Grau), Percentual de Casos Eletrônicos sobre o Acervo Total, todos com 100% de cumprimento da meta.

A chefe da Divisão de Planejamento Estratégico, Mariana Carneiro (foto acima), apresentou 14 projetos estratégicos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Estão concluídos os projetos estratégicos S.7 - Alinhar os planos, normativos e informações estatísticas do PJMA à Agenda 2030, por meio da devida vinculação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS’s; P.5 – Estruturar e implementar adequação à Lei Geral de Proteção de Dados; e A.6 - Programa de Preparação à Aposentadoria.

Em seguida, a assessora de Gestão de Processos Institucionais, Vanessa Gomes (foto acima), explanou sobre 7 planos de ação de processos, destacando a elaboração e atualização do Plano de Obras, coordenado pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura, concluído durante a gestão 2024-2026.

Acesse o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024