Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Presidente da Comissão de Segurança do TJMA reúne-se com juízes das Varas da Família

03/06/2022
Valquíria Santana

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão(CPSI), desembargador José de Ribamar Castro, reuniu-se nesta sexta-feira (03), com os juízes e juízas das Varas da Família da capital, para tratar sobre a ampliação das medidas de segurança que serão implementadas no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). O desembargador fará reuniões com todos os magistrados, por área de competência das unidades judiciárias.

“Estamos conversando com os juízes e juízas para saber quais suas demandas e das unidades. Para fazermos alguma intervenção é necessário que eles nos autorizem. Aqui no Fórum se trabalha com questões de conflitos, processos de ordem familiar, econômica, consumidor, e o juiz precisa ter essa segurança necessária para poder atender bem aqueles que procuram a guarda e a proteção da Justiça”, afirmou Ribamar Castro. O desembargador disse que o foco da coordenação de segurança é a segurança do Fórum, de seus magistrados e servidores.

Os juízes e juízas presentes na reunião desta sexta-feira (03) apresentaram suas principais demandas de segurança e concordaram com a instalação de câmeras nas salas de audiência, medida que não vai prejudicar o segredo de justiça dos processos que tramitam nessas varas, pois não haverá gravação de áudio, mas apenas das imagens que ficarão em caráter reservado para a Diretoria de Segurança Institucional.

Para o diretor do Fórum de São Luís, juiz Raimundo Nonato Neris, as medidas a serem implementadas nos espaços internos do Fórum vão trazer melhores condições de segurança não apenas para magistrados e servidores, mas para todas as pessoas que circulam nas dependências do prédio.

A juíza titular da 4ª Vara da Família, Maricélia Costa Gonçalves, disse que a instalação de câmeras nas unidades judiciárias da família é de extrema importância porque vai garantir segurança às partes, servidores e aos juízes e dará uma maior tranquilidade aos magistrados na condução das audiências.

Por ser a maior unidade do Judiciário, em espaço físico e quantidade de pessoas e de unidades, o Fórum de São Luís foi o local definido para a implantação do Centro Integrado de Segurança Institucional do Judiciário (CISIPJ). Também porque há necessidade de um espaço reservado e restrito à circulação do pessoal que trabalha na área, para que a Comissão de Segurança possa desenvolver suas atividades. A CISIPJ, com uma central de videomonitoramento que atenderá todo o estado (comarcas da capital e interior), ampliará o sistema que hoje funciona na Diretoria de Segurança Institucional do TJMA, e é uma meta estratégica para o Tribunal, alinhada à meta estratégica de adequar a estrutura de segurança às novas tecnologias.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís.

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS