Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria faz visita técnica aos cartórios de Imperatriz

Serventias Extrajudiciais

Publicado em 12 de Mai de 2022, 11h42. Atualizado em 13 de Mai de 2022, 12h05
Por Márcio Rodrigo

Durante visita técnica realizada na Comarca de Imperatriz, no período de 8 a 12 de maio, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, verificou os serviços cartorários do município com objetivo de fortalecer o diálogo com delegatários, delegatárias e verificar a correção de pendências apontadas durante inspeção realizada anteriormente nessas unidades por equipe da CGJ-MA.

A juíza Ticiany Palácio, auxiliar da Corregedoria e responsável pelas Serventias Extrajudiciais, auxiliou o corregedor durante visita ao 2º, 4º, 5º e 7º ofícios, onde foi possível verificar se houve o lançamento de informações nos sistemas informatizados de registro nacional, cumprimento de normas da CGJ, condições de estrutura predial, cumprimento de horário de funcionamento e qualidade de atendimento ao público, acessibilidade, informatização do acervo, guarda de livros, dentre outros.

Visita técnica ao 5º Ofício de Imperatriz

No 2º Ofício Extrajudicial o corregedor foi recebido pela interventora Guiomar Bittencourt, tabeliã do 7º Ofício, indicada para responder pelo cartório por um período de 90 dias em razão de penalidade disciplinar aplicada pela Corregedoria à tabeliã titular. Parte considerável das pendências apontadas na última inspeção foram sanadas. O corregedor abriu prazo para que a serventia informe o cumprimento de todas as recomendações feitas em relatório da CGJ.

No 4º e 5º ofícios, além de conversar com os usuários do sistema extrajudicial no momento da visita, o corregedor conferiu 15 dias de prazo para o saneamento das pendências cadastrais informadas em relatório de Inspeção Judicial.

Segundo a juíza Ticiany Palácio, essas visitas servem, principalmente, para estreitar a comunicação da Corregedoria com os delegatários, de modo que diante de qualquer dificuldade possa haver a busca de melhorias por ambos os lados. “E nesse diálogo nós esclarecemos a importância da serventia manter em dia as atualizações de todos os sistemas que são obrigatórios, além de estar com a documentação fiscal atualizada junto à CGJ, dentre outros”, pontuou.

7º OFÍCIO



Durante visita ao 7º Ofício - responsável pelo Tabelionato de Notas e Registros, a delegatária Guiomar Bittencourt informou que a serventia está com 80% do acervo já digitalizado, o que tem sido essencial para conferir agilidade no momento do atendimento e consulta de informações à população que busca os serviços do cartório.

“Fizemos uma reforma e buscamos dar o melhor conforto e atendimento não apenas para os nossos clientes, mas também qualidade de vida no trabalho para todos os nossos colaboradores, pois é aqui que passamos um terço do dia”, destacou.

Froz Sobrinho elogiou a estrutura física e a qualidade de atendimento prestado ao público. Ele conheceu todos os setores do cartório, que conta atualmente com cerca de 30 colaboradores.

“Se o 7º Ofício de Imperatriz conseguiu alcançar um bom nível de informatização, atendimento ao público e organização funcional no que diz respeito, inclusive, aos documentos obrigatórios, é porque todos podem alcançar esse padrão. Continuaremos dialogando com os delegatários, e propondo a ajudar no que for preciso e possível, mas cobrar para que o Serviço Extrajudicial continue se aprimorando com a era de informatização”, ressaltou o magistrado.

Digitalização do acervo do 7º Ofício está vias de ser concluída.

 

Assessoria de Comunicação 

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS