Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inaugura Cejusc durante ação da Conciliação Itinerante em Imperatriz

Parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz resulta na segunda unidade no município e 29ª no Maranhão

Publicado em 24 de Set de 2025, 11h00. Atualizado em 24 de Set de 2025, 8h29
Por Paulo Lafene

O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou, nessa terça-feira (23/9), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na sede da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, na Rua Urbano Santos, nº 419, Centro. A parceria entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador Nilo Ribeiro Filho, e a ACII tem foco de atuação na resolução de conflitos de empresas associadas e também da população em geral.

A solenidade de inauguração foi realizada no auditório da Associação, resultando na segunda unidade no município e 29ª no estado. O evento contou com a presença do coordenador do Nupemec, juiz Rodrigo Nina; do presidente da Associação, Carlos Lucena; do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, entre outras autoridades.

Foto horizontal: TJMA inaugura Cejusc durante ação da Conciliação Itinerante em Imperatriz, com o juiz Rodrigo Nina. A foto, tirada em ambiente interno, captura um evento oficial. À frente, um homem de terno azul escuro e óculos, o Juiz Rodrigo Nina, discursa de pé. Ele segura um microfone com a mão esquerda e gesticula com a direita em direção à plateia, enquanto uma apresentação de slides é projetada na parede atrás dele.

A população terá mais uma porta de acesso ao Poder Judiciário, onde procurará, aqui, o Centro de Conciliação para dar início às suas demandas. Hoje, o primeiro ato do processo será o acesso à conciliação: as pessoas sendo chamadas ao diálogo, a sentar à mesa e negociar. Tendo êxito, já é distribuído o processo, e a sentença homologatória sai na mesma hora", explicou o juiz Rodrigo Nina.

O magistrado disse que a unidade atenderá ainda aos processos que já tramitam no Fórum da comarca, situação em que os juízes e as juízas poderão remeter os casos para o Cejusc, onde também será iniciada uma sessão de conciliação. Se houver êxito, o processo chega ao fim de forma mais célere.

Rodrigo Nina reforçou que o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e o presidente do Nupemec, desembargador Nilo Ribeiro Filho, são entusiastas da conciliação e incentivadores da expansão da prática no Maranhão.

INAUGURAÇÃO

Depois de um ato devocional na abertura, a coordenadora do novo Cejusc, Mirella Alves, apresentou a situação geral de processos no país, com dados dos Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, segundo o qual, havia 83,8 milhões de processos em tramitação, à época, dos quais 32,1% passíveis de conciliação/mediação.

Disse que os impactos esperados com a conciliação na Associação incluem: redução do contencioso empresarial; fortalecimento da confiança entre empresas, clientes e fornecedores; e contribuição para um ambiente de negócios mais saudável e competitivo.

"O Cejusc empresarial é um convite à mudança da realidade: do litígio para o diálogo, do conflito para a cooperação", pontuou Mirella Alves.

Também elogiaram a iniciativa, o diretor e a diretora para Assuntos Jurídicos da Associação, Anfrízio Menezes e Celma Baiano, respectivamente; e o presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem e coordenador do curso de Direito e do Núcleo de Ciências Jurídicas da Unisulma, Lucas Lucena.

Foto horizontal: TJMA inaugura Cejusc durante ação da Conciliação Itinerante em Imperatriz. A foto foca no rosto e na parte superior do tronco de um homem adulto com pele morena clara. Ele usa óculos de armação escura e uma camisa social clara, de manga comprida. Com uma expressão amigável e um leve sorriso, ele está falando em um microfone preto da marca Madzer, que segura com a mão direita. Ao fundo, é possível ver um banner verde-claro com o logotipo da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz qualificou o Cejusc como um projeto inovador e necessário.

Isso é bom para todo mundo: bom para a empresa, bom para a sociedade e também para o Judiciário, que deixa de ter mais um processo ali para julgar", avaliou Carlos Lucena. 

Foto horizontal: TJMA inaugura Cejusc durante ação da Conciliação Itinerante em Imperatriz. A foto é tirada de trás, focalizando um evento em uma sala de conferências. Em primeiro plano, no canto inferior direito, um homem de camisa azul clara, o Prefeito de Imperatriz, está de pé e de costas para o observador. Ele segura um microfone com a mão esquerda e gesticula com a direita, enquanto se dirige à plateia. À frente dele, há um projetor de vídeo preto sobre um pequeno móvel de madeira. A audiência, composta por cerca de 20 pessoas, está sentada em cadeiras brancas ao redor de mesas redondas cobertas com toalhas brancas. Sobre cada mesa, há um arranjo de flores e copos de vidro.

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, disse ser adepto da conciliação para evitar uma série de transtornos.

O que a gente está pregando aqui é a solução para evitar todo esse dispêndio financeiro, emocional e tudo", ressaltou o prefeito.

DESCERRAMENTO E VISITA

Em seguida, o juiz Rodrigo Nina; o presidente da Associação, Carlos Lucena; o prefeito Rildo Amaral e as demais autoridades descerraram a placa de inauguração do Cejusc da ACII e visitaram as instalações da unidade.

Foto horizontal: TJMA inaugura Cejusc durante ação da Conciliação Itinerante em Imperatriz - sala de conciliação e mediação. A foto, tirada em um ambiente interno, captura um grupo de oito pessoas em pé. Elas estão organizadas de maneira informal ao redor de uma grande mesa oval de madeira clara, ladeada por cadeiras com assentos escuros. A sala, com paredes brancas, é de mediação e conciliação. Da esquerda para a direita, estão quatro homens, seguidos por uma mulher e um homem mais ao fundo, e então duas mulheres. O primeiro homem da esquerda veste um terno azul escuro e óculos. Os dois homens seguintes vestem camisas sociais claras. O quarto homem usa um paletó escuro. A primeira mulher da direita usa um conjunto verde claro, e a segunda, ao lado dela, veste um terno branco. O grupo posa para a foto, com alguns sorrindo. A sala tem uma porta de madeira clara ao fundo, e o piso é cinza claro. A iluminação é difusa, vinda de cima.

Uma sala com recepção foi reservada no andar térreo da Associação para sediar o novo Cejusc. A unidade atenderá gratuitamente ao público associado à instituição comercial e industrial, mas também estará aberto à população em demandas pré-processuais, como divórcio consensual, reconhecimento de união estável, pensão alimentícia, regulamentação de guarda, reconhecimento de paternidade e renegociação de dívidas. As questões processuais serão nas áreas cível, fazendária, previdenciária, de família e nos Juizados Especiais.

CONCILIAÇÃO ITINERANTE

Nesta terça-feira, o Nupemec também realizou o projeto Conciliação Itinerante no município. O ônibus da ação, que promove cidadania, por meio da solução de conflitos, atendeu a população no estacionamento da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

Durante o primeiro dia de atendimentos na cidade, o projeto Conciliação Itinerante realizou 250 audiências, com 51,2% de acordos celebrados e mais de R$ 492 mil em valores movimentados. Também foram registrados 68 encaminhamentos, duas orientações jurídicas e seis coletas de material genético para exames de DNA, para averiguação de paternidade.

Foto horizontal: Conciliação Itinerante em Imperatriz. A foto é tirada durante o dia e retrata uma cena de trabalho em um ambiente externo. Em primeiro plano, três homens estão sentados em cadeiras de plástico brancas, trabalhando em laptops sobre duas mesas brancas retangulares. O homem à esquerda usa uma camisa polo vermelha, óculos e está olhando para baixo, concentrado em seu computador. No centro, o segundo homem veste uma camisa rosa e usa óculos, também trabalhando em um laptop. O terceiro homem, à direita, usa uma camisa branca com a estampa de um logo e também está focado em seu laptop. Há garrafas de água e cabos sobre as mesas. Ao fundo, um grande ônibus azul e branco está estacionado, servindo como pano de fundo para as atividades.

Veja álbum de imagens do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS