Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

O sagrado e o feminino na exposição da artista Regina Bacelar

FÓRUM DE SÃO LUÍS

Publicado em 29 de Mar de 2022, 16h25. Atualizado em 29 de Mar de 2022, 16h27
Por Valquíria Santana

“A Flor de Lótus” é a exposição da artista plástica Regina Bacelar, que fica em cartaz na Galeria Celso Antônio de Menezes, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), até o dia 05 de abril, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A artista faz uma homenagem às mulheres, enfatizando nas telas sempre o sagrado e o feminino. Ela busca criar em suas obras universos leves, encantados e livres, onde as mulheres sejam representadas principalmente em alegria e liberdade.

Para o acesso ao Fórum de São Luís, onde está instalada a galeria de arte, é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19), como determina a Portaria-GP N° 48/2022, e o uso de máscara faciais também é obrigatório no prédio.

A exposição conta com obras em acrílica sobre tela, trabalhos mais antigos que trazem o azul como cor predominante e remetem essencialmente à fluidez própria das águas. Tem, ainda, aquarelas em papel, já emolduradas, obras mais recentes e que, “por mais etéreas que sejam, trazem muito intensamente nos tons terrosos uma firmeza de aterramento”, explica a jovem artista.

A água, elemento principal nas manifestações da artista plástica, segue presente. “Agora, por conta da técnica, onde o fluxo da água e da tinta - que pode remeter à própria terra - direciona o resultado das pinturas e cria junto às paisagens oníricas”, acrescenta a autora.

Em seus temas, Regina Bacelar enfatiza sempre o sagrado e o feminino; busca criar em suas obras universos leves, encantados e livres, onde as mulheres sejam representadas principalmente em alegria e liberdade. Ela expressa também muito dos seus desafios e aprendizados. A artista conta que, recentemente, tem entendido a escrita poética como elemento importante no seu trabalho e, por vezes, diretamente relacionado às criações visuais. Influenciada pelo expressionismo, surrealismo e pela arte visionária, a artista conecta-se intensamente com a cultura brasileira e com a cultura psicodélica.

Regina Bacelar já expôs suas ilustrações digitais em feiras e eventos em São Luís e outras cidades e, mais recentemente, vem realizando exposições de quadros e aquarelas.

Nascida em São Luís, onde morou a maior parte da vida, foi vivendo em São Paulo-SP, quando cursava a faculdade de Psicologia, que começou a experimentar técnicas e desenvolver sua linguagem artística. Iniciou com aquarelas e desenhos; teve uma fase muito focada na ilustração digital; passou a desenvolver a pintura em acrílica e, agora, tem feito um forte retorno à aquarela. A artista revela que atualmente, aprofunda a relação com essa técnica e traz mais expressão ao seu trabalho, através da experimentação e liberdade das suas pinceladas mais atuais.

Núcleo de Comunicação do Fórum des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS