O Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) realizou, na manhã desta quinta-feira (17/12), a solenidade de concessão da Medalha Desembargador Décio Antonio Erpen, maior comenda da entidade, a personalidades do meio jurídico e político por relevante contribuição para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça no ano de 2020.
O presidente do CCOGE e corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, abriu os trabalhos da solenidade e destacou a importante atuação dos homenageados pelos relevantes serviços prestados à Justiça. O magistrado afirmou que “a honraria visa aplaudir aqueles que contribuíram para aperfeiçoar a prestação jurisdicional à população”.
Eleito para comandar o CCOGE no ano de 2021, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Paulo Sérgio Velten Pereira, elogiou a atuação da Comissão Executiva do Colégio, destacando o trabalho realizado pelo desembargador Fernando Tourinho. O corregedor maranhense afirmou que Tourinho, que deixa a Presidência da entidade em janeiro, soube enxergar oportunidades em meio à crise para fortalecer os laços e dar continuidade aos trabalhos da instituição.
Sobre os homenageados, Velten parabenizou a todos pelo recebimento da honraria, parafraseou Aristóteles ao lembrar que a grandeza não consiste em ganhar homenagem, mas em merecê-las. “E todos aqueles que recebem esta homenagem tão importante são merecedores, pelo trabalho, pela dedicação e pelo compromisso com o Judiciário brasileiro”, afirmou.
Na solenidade, foram agraciados os desembargadores João Batista Rodrigues Rebouças (presidente/TJRN), Rubens de Mendonça Canuto Neto (conselheiro/CNJ), Rodrigo Tolentino de Carvalho Colaço (TJSC), Célia Regina De Lima Pinheiro (TJPA), Sebastião Costa Filho (TJAL), Eva Evangelista de Araújo Souza (TJAC), João Benedito da Silva (TJPB).
O Colégio também homenageou juízes que se destacaram em sua função judicante, foram eles: Silmary Alves de Queiroga Vita (Corregedoria/PB), Diego de Almeida Cabral (Corregedoria/RN), Kátia Parente Sena (Corregedoria/PA); Patrícia De Oliveira Sá Moreira (Corregedoria/PA), Nilton Bianquini Filho (TJAP) e a juíza federal Kelly Cristina de Oliveira Costa. A senadora Simone Nassar Tebet, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, também foi agraciada com a honraria.
DA CONCESSÃO DA MEDALHA
A Medalha Desembargador Décio Antonio Erpen uma homenagem concedida a corregedores-gerais, além de personalidades com notáveis serviços prestados ao Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil ou que tenham contribuído, por qualquer meio e de modo eficaz, para o fortalecimento, aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional ou à causa da Justiça.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
ascomcgj@gmail.com