Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Colégio de Corregedores da Justiça homenageia ex-presidente José Sarney

SERVIÇOS PRESTADOS À CAUSA DA JUSTIÇA

11/10/2023
Helena Barbosa

O ex-presidente da República, José Sarney, foi homenageado com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Décio Erpen”, pelo Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, na terça-feira, 10.

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho, fez a entrega da medalha e do diploma ao ex-presidente Sarney, em nome do Colégio, na casa do político, no bairro do Calhau, em São Luís. Sarney não pode comparecer à solenidade de entrega da comenda, durante a 92ª reunião do Colégio, nos dias 4 e 5 de outubro..

Acompanharam a homenagem os desembargadores Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e ex-presidente do Colégio e Antonio Bayma, decano da corte estadual.

Ao prestar a homenagem, os desembargadores elogiaram a trajetória profissional do político e escritor maranhense, que começou a sua carreira pública como oficial de Justiça e diretor do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, na década de 60.

"Fiquei muito honrado em receber a Medalha “Desembargador Décio Erpen', que me foi outorgada pelo Colégio dos Corregedores do Brasil. Essa instituição constitui a base da Magistratura brasileira, porque seu objetivo é corrigir os erros e, ao mesmo tempo, louvar os acertos do nosso Judiciário", disse o homenageado.

O diploma que acompanha a Medalha é assinado pelo presidente do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça, desembargador José Rocha Rotondano, corregedor-geral da Justiça da Bahia.

Corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, coloca medalha no ex-presidente José Sarney,

em nome do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil.

A HOMENAGEM

A Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Décio Erpen” foi criada em 27 de agosto de 2010, para homenagear autoridades públicas e privadas que tenham notáveis serviços prestados ao Colégio de Corregedores Gerais da Justiça.

É destinada a reconhecer o mérito das pessoas que contribuíram por qualquer meio e de modo eficaz para  fortalecer, aperfeiçoar e dar rapidez à prestação dos serviços judiciários, ou à causa da Justiça.

A concessão da Medalha e diploma ao ex-presidente José Sarney foi anunciada durante o 92º Encontro do Colégio de Corregddores-Gerais da Justiça do Brasil, realizada em  São Luís, nos dias 4 e 5 de outubro e entregue na última

Foto antiga de José Sarney no cargo de diretor geral do Tribunal de Justiça do Maranhão,

em sessão ao lado do presidente da corte, desembargador Raimundo Eugênio de Lima.

O HOMENAGEADO

José Sarney de Araújo Costa, 93 anos, natural de Pinheiro (MA), é advogado, escritor e político. Graduado pela Faculdade de Direito de São Luís, em 1953, ano em que ingressou na Academia Maranhense de Letras.

Assumiu o cargo de diretor do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão em 1951 e 1954. Foi deputado federal (1955-1958), governador do Maranhão (1966-1970), Senador pelo Maranhão (1971-1985) e Amapá (1991-2015) , vice-presidente (1985) e Presidente da República (1985-1990).

O pai do homenageado, desembargador Sarney Costa, dá nome ao Fórum de São Luís.

Medalha de Honra ao Mérito do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS