A produtividade dos juízes e servidores durante a pandemia da Covid-19 alcançou a marca de 9,8 milhões de atos processuais efetuados na Justiça de 1º grau, no período de 23 de março a 8 de novembro deste ano. O levantamento, divulgado pela Assessoria de Informática da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) na última segunda-feira, dia 11, aponta crescimento gradativo da produtividade do trabalho da Justiça em todo o Estado.
Ao todo foram computados 9.804.607 atos judiciais e processuais. Desse total, 8.911.484 executados por secretários judiciais, assessores de juiz, oficiais de Justiça e demais servidores, no âmbito das secretarias judiciais, impulsionando os processos. Os juízes de Direito, na solução da demanda judicial, proferiram 205.164 julgamentos, 194.048 decisões e 493.911 despachos.
O relatório das atividades divulgado acompanha a produtividade semanal dos juízes e servidores que atuam nas varas, juizados e turmas recursais desde o início da pandemia, passando pela adoção do trabalho a distância e plantão extraordinário, até a retomada do atendimento presencial e das sessões do Tribunal do Júri.
A partir do mês de julho foram reiniciadas as sessões de julgamento do tribunal do Júri que estavam suspensas nos meses de abril, maio e junho por conta do pico da pandemia. Ao longo de 2020 já foram realizados 320 julgamentos, com a adoção de medidas sanitárias de prevenção ao contágio do coronavírus, como uso de álcool em gel, distanciamento de assentos no salão do júri e uso de máscaras.
Em audiências de conciliação, os juízes homologaram 29.690 acordos na Justiça de 1º grau este ano, encerrando disputas judiciais em que ambas as partes contribuíram para resolução dos processos e saíram satisfeitas com a solução encontrada, amigavelmente.
Segundo dados do sistema de monitoramento da produtividade das unidades da Justiça de 1º Grau do Maranhão, Termojuris, em outra frente de trabalho o Judiciário já realizou, ao longo desse ano, 105.631 audiências, efetivadas de forma presencial ou virtual. Os dados estão disponíveis na internet para consulta pública.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br
asscomcgj@gmail.com