Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Casa Abrigo e Casa da Criança recebem doação de 12 mil máscaras confeccionadas por apenados

SOLIDARIEDADE

Publicado em 15 de Out de 2020, 0h00. Atualizado em 15 de Out de 2020, 0h00
Por Helena Barbosa

O Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu a doação, na quarta-feira, 14, de 12 mil máscaras de proteção à Covid-19, confeccionadas pelos apenados das associações de proteção aos condenados de Itapecuru-Mirim e de Bacabal e do Complexo Penitenciário São Luís. A doação foi feita pela Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP (10.000) e pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de Itapecuru-Mirim e Bacabal (2.000).
 

As máscaras de tecido doadas serão destinadas às famílias assistidas pela “Casa Abrigo”, instituição acolhedora de mulheres (e filhos) vítimas da violência doméstica e da “Casa da Criança Menino Jesus”, creche para filhos de servidores do Poder Judiciário.

A doação simbólica aconteceu durante solenidade virtual, com a participação do presidente Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo; do presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, desembargador Jorge Rachid; das juízas Mirella Cezar Freitas (2ª Vara de Itapecuru-Mirim) e Gláucia Maia de Almeida (1ª Vara de Bacabal); do juiz Rodrigo Terças (Alcântara); do secretário da SEAP, Murilo Andrade; dos presidentes das APACs de Itapecuru-Mirim, Jucey Santana, e de Bacabal, padre José Ribamar Lima; do diretor-geral do TJMA, Mário Lobão; do recuperando Ronilson Mendes, representando os internos da APAC e Jaciara Silva, servidora do Núcleo Socioambiental.

O apenado Ronilson Mendes abriu os discursos, em nome dos recuperandos, com um agradecimento à direção das APACs pela confiança em sua recuperação e por colocar em suas mãos a responsabilidade pela produção das máscaras. E aos magistrados, pelos benefícios com a execução do projeto. Ele destacou que a produção das máscaras tem alcançado muitas famílias,que foram beneficiadas com as doações feitas na comunidade do entorno.

Jucey Santana (APAC de Itapecuru-Mirim), ressaltou as vantagens do envolvimento direto dos internos no projeto durante a pandemia e o alcance da meta de produção na unidade produtiva, com a fabricação de cerca de mais de dez mil máscaras. Padre Ribamar (APAC de Bacabal) enfatizou que o projeto aconteceu em um momento certo, diante da pandemia, porque a ociosidade acarreta problemas mentais e é necessário trabalhar a ocupação dos recuperandos. Ressaltou o exercício da solidariedade pelos internos com a sociedade, que foi beneficiada com a doação de máscaras para diversas instituições carentes. “É uma via de mão dupla. A comunidade participa e os recuperandos se sentem parte, por serem solidários”, frisou.

Murilo Andrade (SEAP) agradeceu a oportunidade de colaborar com os projetos sociais do poder Judiciário, por meio da doação das máscaras feitas pelos apenados. "A nossa ideia é colocar os presos a serviço da sociedade e ajudar, proporcionando mão de obra profissional, as famílias, neste momento (de pandemia)", disse o secretário.

O desembargador Jorge Rachid falou dos resultados obtidos com a realização da campanha de doação de máscaras reutilizáveis para a Casa da Criança e a Casa Abrigo, promovida pelo Núcleo Ambiental do TJMA, até o dia 20 de outubro, que também beneficiará outras instituições no interior do Estado, com início por Viana. “Fizemos a campanha e esperávamos receber em torno de 200 e 300 máscaras. Já recebemos 60 confeccionadas por uma servidora, duas mil das juízas Mirella e Gláucia e dez mil da SEAP. Parabenizo o trabalho que as APACs estão realizando, ao Murilo Andrade pela celeridade na doação das máscaras e ao Ronilson pela doação de si às pessoas carentes. As minhas palavras são de agradecimento pelo apoio”, frisou o magistrado.

HUMANIZAÇÃO DA PENA

A juíza Mirella Cezar Freitas, coordenadora do Projeto “Humanizar a Pena”, que possibilitou a instalação de duas unidades produtivas de máscaras nas APACs de Itapecuru e Bacabal, fez os agradecimentos em nome dos juízes participantes do projeto e parabenizou o TJMA pela pontuação máxima no Relatório preliminar do CNJ de qualidade, no quesito socioambiental. E declarou entregues as máscaras.

O presidente Lourival Serejo parabenizou o êxito do trabalho das APACs na recuperação de condenados e enfatizou o lado positivo da pandemia de Covid-19, que expandiu o sentimento de fraternidade e alargou o olhar das pessoas para ver o outro com mais amor. “Esse projeto é um exemplo desse resultado. Externo a minha satisfação em ver juízes e juízas empenhados em um projeto como esse”, ressaltou.

O TJMA está recebendo doação de máscaras reutilizáveis – nos tamanhos adulto e infantil. As doações podem ser entregues em pontos de coleta localizados na sede (Núcleo de Gestão Socioambiental) e nas recepções da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e Centro Administrativo (Rua do Egito), das 8h às 14h.

Assessoria de Comunicação da Corregedoria
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS