Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

COOPERAÇÃO | Oficiais da Polícia Militar fazem visita institucional à 4ª Vara de Balsas

11/07/2019

Nesta quarta-feira (10), o comandante do Policiamento de Área do Interior, Coronel Manoel de Oliveira Marques de Sousa, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (Balsas), major Gilberto Brito Coelho e o tenente-coronel Marigelson Oliveira Brito realizaram uma visita institucional à 4ª Vara da comarca de Balsas, que possui competência criminal exclusiva na comarca, onde reuniram-se com o juiz titular da unidade, José Francisco de Souza Fernandes, com o objetivo de aproximar o trabalho da Polícia Militar e Poder Judiciário.

Os representantes da segurança pública ressaltaram a correlação entre as atividades do Judiciário e da Polícia Militar, que realiza o trabalho de segurança pública ostensiva, o qual a maior parte das ocorrências registrada pela PM, após passarem pelas atribuições da Polícia Judiciária Civil, resultam em processos judiciais processados e julgados pela 4ª Vara, salvo aquelas de competência do Juizado Especial Criminal.

Na ocasião, o coronel Sousa Neto informou o magistrado que está realizando inspeção no 4º BPM de Balsas, com o objetivo de conhecer a realidade local e verificar as necessidades de melhoria no desempenho das atividades policiais militares na área de abrangência do Batalhão, que engloba mais de 10 municípios da região.

Entre os temas tratados, o Comandante do Policiamento de Área do Interior – 6, comunicou ao juiz Francisco Fernandes que passará a fixar uma base permanente de seu gabinete em Balsas, que ficará sob a responsabilidade do Tenente-Coronel Brito Júnior, na intenção de aproximar a instituição da comunidade destinatária dos trabalhos do 4º BPM. “Queremos possibilitar uma visão imediata e precisa em relação às demandas da sociedade civil balsense e também da caserna local, com vistas a abreviar o contato entre as unidades militares e o pronto atendimento das solicitações do quartel de Balsas e também de seus munícipes, na medida do possível”, observou.

O magistrado agradeceu a gentileza da visita e aplaudiu a iniciativa do Comando, considerando que essa cooperação institucional entre o Poder Judiciário e os órgãos de segurança pública evidentemente resultará na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos balsenses, vez que entende devam ser superados todos os obstáculos porventura existentes para que esse relacionamento entre os órgãos públicos seja cada vez mais transparente e recíproco, já que a missão de todos é o cumprimento da lei.

Na oportunidade, o juiz da 4ª vara de Balsas dirigiu públicos elogios ao trabalho desempenhado pelo 4º BPM, que vem reduzindo sensivelmente os crimes registrados na Comarca, em especial a prática de roubos à mão armada, sublinhando a eficiência da Polícia Militar local que, quando não consegue impedir a prática dos assaltos, muitas vezes minutos após o roubo identifica e prende os responsáveis, além de apreender a res furtiva para ser restituída ao legítimo proprietário. “Reafirmamos o apoio desta unidade do Poder Judiciário para as ações legítimas da Polícia Militar nesta Comarca. Cumpram a vossa missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Contem conosco e combatam o bom combate”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4624

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS