Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria abre gestão estratégica da Justiça de 1º grau à participação popular

06/04/2016

A corregedora geral da Justiça do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz, lançou, nesta quarta-feira (06), na sessão da corte estadual, o projeto “Construindo a Justiça”, com a finalidade de viabilizar a participação popular na administração da Justiça de 1º grau, por meio de ideias para a elaboração e planejamento de projetos de gestão da Corregedoria.

Na apresentação do projeto no pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, na sessão de hoje, a desembargadora destacou que a participação de todo cidadão tem importância fundamental para o desenvolvimento de uma prestação jurisdicional plena, voltada para a sociedade em geral.

“Com esse projeto, pretendemos ampliar o acesso à Justiça, dando oportunidade a qualquer pessoa nos ajudar a construir um Judiciário mais atuante e mais eficiente, capaz de corresponder aos anseios da população”, disse a desembargadora.

Alguns desembargadores se manifestaram em apoio ao projeto. O presidente do TJMA, Cleones Cunha, parabenizou a Corregedora e sua equipe pela iniciativa e expressou o apoio da direção do Tribunal, ressaltando a execução, sem custos, do projeto. “Os desembargadores são parceiros da Corregedoria em suas ações e projetos”, enfatizou.

Segundo o desembargador Figueiredo dos Anjos, o projeto “se coaduna com o lema de gestão compartilhada” proposto pela Corregedoria. Para o desembargador Tyrone Silva, o projeto é “oportuno, por envolver a sociedade na construção da Justiça”. Froz Sobrinho ressaltou que a proposta “representa a aproximação da Justiça ao cidadão”. Já o desembargador João Santana disse que o projeto “demonstra o compromisso da corregedora com o alcance e a causa da Justiça”.

Os juízes auxiliares da Corregedoria, Márcia Chaves (coordenadora dos juizados especiais), Gladiston Cutrim (coordenador de planejamento estratégico), Sara Gama e o diretor da secretaria, Gustavo Campos, acompanharam a apresentação do projeto no Pleno.

O Provimento nº 8/2016, da CGJ-MA, que instituiu o projeto no âmbito do Judiciário, assegura a participação do cidadão nas ações estratégicas da Justiça estadual, com a ressalva de que não haverá nenhuma compensação financeira pela contribuição.

INTERNET – Para participar, qualquer pessoa pode acessar o endereço da Corregedoria Geral da Justiça na internet (http://www.tjma.jus.br/cgj/index), clicar no banner do projeto “Construindo a Justiça” e preencher um formulário, explicando os principais detalhes da sua sugestão.

Após o preenchimento dos dados, um relatório com a proposta será enviado, automaticamente, para a Divisão de Projetos, Padronização e Rotinas da CGJ-MA, para apresentação e formatação. A ideia será analisada pela Coordenadoria de Planejamento da Corregedoria e, após, submetida à corregedora para deliberação.

CGJ – A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão é o órgão de planejamento, supervisão, coordenação, orientação, controle fiscalização das atividades administrativas e judiciais do 1º Grau e extrajudiciais do Poder Judiciário, com atribuição em todo o Estado do Maranhão.

 

Helena Barbosa

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

(98) 3198-4636/ 3198-4624.

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS