Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA propõe redução no uso de papel como medida de sustentabilidade

As determinações incentivam os profissionais da Justiça a digitalizarem seus processos de trabalho

14/04/2023
Izaque Botelho

O Tribunal de Justiça do Maranhão publicou portaria que dispõe sobre as medidas a serem adotadas para a adequação do uso de papel A4 ao Plano Logístico Sustentável (PLS - 2021-2026) do Judiciário. A disposição busca promover a servidores(as), magistrados(as), uma cultura de trabalho ecologicamente correta.

A partir da Portaria Conjunta n° 12, a aquisição do item papel A4 no Judiciário vai considerar - além do PLS - o total de profissionais do Judiciário no ano anterior. A resolução pontua, assim, o compromisso da Justiça maranhense com a gestão dos gastos públicos por meio da revisão dos modelos de padrão de consumo. 

O Poder Judiciário também determinou o estabelecimento de teto máximo na aquisição anual de papel; limite de consumo de resmas por unidade; orientações quanto à concessão de acréscimo à cota de papel. 

Essas e outras disposições da portaria devem contribuir para o alinhamento da Justiça maranhense à Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), baseados nas dimensões econômica, social, ambiental e institucional. 

RESULTADOS EM SUSTENTABILIDADE

No Judiciário, a defesa e preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações é a missão do Núcleo Socioambiental, presidido pelo desembargador Jorge Rachid. 

O trabalho desempenhado pelo órgão já tem rendido resultados expressivos, como a diminuição do consumo de papel para quase metade da prevista para o ano passado. A meta era de 2,9 resmas por pessoa, mas o resultado alcançado foi quase a metade, 1,5 resmas per capita, superando até a meta estabelecida para 2026, que era de 2,5 resmas per capita.

DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE PAPEL
Todos e todas podem contribuir para a diminuição do papel na natureza com atitudes simples no ambiente de trabalho. 

Armazene arquivos na nuvem 

Armazenar arquivos na nuvem tem muitas vantagens e evitar a impressão de documentos para serem utilizados uma única vez é uma delas. Por exemplo, imprimir um documento para consulta durante uma reunião não se justifica se o documento puder ser armazenado remotamente. Outra vantagem do armazenamento na nuvem é o baixo custo e está se tornando cada dia mais acessível, inclusive para pequenas empresas.

Receba e envie correspondências de forma online

Empresas de qualquer porte têm grande fluxo de troca de informações rápidas e sobre alinhamentos de trabalho. A organização pode repensar como fazer a troca de mensagem de forma mais inteligente, utilizando e-mail ou até mesmo softwares de troca de mensagens corporativas.
Mais uma vez aqui o Google Workspace vem para facilitar e reduzir a impressão, pois além dos ambientes de bate-papo e videoconferência (Google Chat e Google Meet), os aplicativos de colaboração como o Google Documents e Google Planilhas, permitem as edições de arquivos ao mesmo tempo, com controle de edição, sem a necessidade de impressão.

Digitalize documentos em vez de tirar cópias

Repense a necessidade de imprimir. Hoje existem muitas formas de visualização e compartilhamento de documentos, em diversos dispositivos. Caso realmente haja a necessidade de impressão, selecione apenas as páginas que precisará imprimir. Essa é a maneira mais econômica e sustentável de utilizar sua impressora, evitando impressões desnecessárias. Documentos digitalizados são uma alternativa ao papel, pois podem ser consultados em qualquer dispositivos e tem a vantagem de não gerarem impacto ambiental.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS