Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA altera números telefônicos e garante redução de gastos em telefonia

Estima-se uma economia de aproximadamente R$946.879,92 ao ano com a migração para a tecnologia Voip

09/02/2024
Natasha Olenka

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Informática e  Automação (DIA), divulga nova numeração telefônica das unidades do Poder Judiciário maranhense, decorrente da migração do parque telefônico para o serviço de telefonia VOIP, com exceção das linhas do Fórum Desembargador Sarney Costa e do prédio sede do TJMA.

A mudança das numerações é decorrente do processo de migração total do parque telefônico para a tecnologia VOIP (Voice over Internet Protocol) ou Voz sobre IP, que permite fazer e receber ligações por meio da conexão com a internet. Com a medida, todas as linhas telefônicas, tanto para o DDD 98 como 99, assumem o novo prefixo 2055 e nova numeração.

Para conferir as novas numerações das comarcas do Judiciário maranhense, ACESSE AQUI.

No Fórum Desembargador Sarney Costa e no prédio sede do TJMA, os telefones serão migrados nos períodos de 26 de fevereiro a 1º de março e de 04 a 08 de março de 2024, respectivamente.

Vale lembrar que os números antigos que foram já migrados continuarão funcionando até o dia 29 de fevereiro de 2024, quando estará ativada a função “siga-me”, direcionando as chamadas para os números novos. Após a data, a numeração antiga ficará inoperante.

MIGRAÇÃO PARA TELEFONIA DIGITAL

Todas as 317 linhas com 80 centrais analógicas nas unidades que ainda usavam o telefone convencional foram migradas, representando melhoria e redução significativa nos gastos e na indisponibilidade do serviço. 

O processo de migração total do parque telefônico para a tecnologia VOIP (Voice over Internet Protocol) ou Voz sobre IP, permite fazer e receber ligações por meio da conexão com a internet. 

BENEFÍCIOS 

Com o novo sistema de telefonia, é possível realizar ligações entre todas as comarcas e unidades do PJMA via ramal e sem custo, o que resulta em uma economia expressiva e  facilita a comunicação entre as unidades. Outro fator redutor de gastos é a desativação de diversos circuitos de voz e centrais telefônicas, já que o novo sistema irá se concentrar no Data Center instalado no Fórum de São Luís.

Com a  desativação dessas linhas tradicionais e considerando que a comunicação entre as unidades será a custo "zero", estima-se uma economia na casa de aproximadamente  R$946.879,92 ao ano.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS