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Judiciário maranhense supera meta de redução de papel estimada para 2026

Em 2022, o índice foi de 1,5 resmas por pessoa, superando as 2,5 estimadas para 2026

24/02/2023
Ascom/TJMA

O Judiciário Maranhense conseguiu superar antecipadamente, ainda em 2022, a meta do indicador que monitora o consumo de papel A4 no âmbito da Justiça estadual, estipulada para 2026. A meta inicial estipulava que até 2026 o índice de racionalização do consumo de papel chegasse a 2,5 resmas per capita. 

Os índices – que anteriormente diminuiam de forma gradativa e anual em um décimo – tinham como meta para 2022, o alcance de 2,9 resmas de papel por pessoa, em 2023 (2,8), 2024 (2,7) e assim sucessivamente.

Devido ao empenho de todo o Judiciário para o cumprimento das ações propostas pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, já em 2022, o índice de 2023 foi reduzido para 1,5 resmas por pessoa, em 2024 (1,3), 2025 (1,1).  Até 2026, espera-se que o índice diminua para 0,9 resmas per capita.

Para a apresentação dos resultados positivos de 2022 e validação da nova meta para 2023, a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – PLS reuniu-se nessa quarta-feira (22/2), em videoconferência.

A Comissão é composta pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA); Escola Superior da Magistratura (Esmam); Núcleo de Gestão Socioambiental; Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização; Diretoria Geral; Diretoria Administrativa; Diretoria de Engenharia; Diretoria Financeira; Diretoria de Informática e Automação; Diretoria Judiciária; Diretoria de Recursos Humanos; Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar; e Assessoria de Comunicação da Presidência.

Ações como a regulamentação anual do quantitativo de resmas de papel por unidade; realização do Projeto TJMA Itinerante; sensibilização do corpo funcional; e monitoramento do consumo e gasto de papel, foram fundamentais para a redução significativa do uso de papel no Judiciário maranhense. 

A nova portaria com o quantitativo estipulado para os setores será publicada em breve considerando a nova meta.

DICAS PARA REDUZIR IMPRESSÕES

Para diminuir o uso sem necessidade de impressões durante a rotina de trabalho, o TJMA, por meio do Núcleo Socioambiental, separou algumas dicas que podem ser colocadas em prática. 

1. Configure a impressão

Na hora de imprimir você pode optar pela impressão no modo rascunho. Se na sua casa, empresa ou escritório você precisar imprimir documentos que não necessitem de tanta definição e qualidade, o modo rascunho irá te ajudar na economia das tintas da  impressora.

2. Utilize as ferramentas do Google Workspace (nuvem)

Armazenar arquivos na nuvem tem muitas vantagens, e evitar a impressão de documentos para serem utilizados uma única vez é uma delas. Por exemplo, imprimir um documento para consulta, durante uma reunião, não se justifica se o documento puder ser armazenado remotamente.

Outra vantagem do armazenamento na nuvem é o baixo custo e está se tornando cada dia mais acessível, inclusive para pequenas empresas.

O uso de arquivos na nuvem permite ainda acessar os documentos de quaisquer dispositivos como celular, tablet, notebook, por exemplo. 

Com a disponibilização pelo TJMA da plataforma Google Workspace para os(as) magistrados(as) e servidores(as), cada usuário e conta corporativa têm à disposição a nuvem do Google para  armazenamento, facilitando o armazenamento e acesso a arquivos.

Acesse o Google Worspace: https://sites.google.com/safetec.com.br/portal-de-videos/

3. Receber e enviar correspondências de forma online

Empresas de qualquer porte têm grande fluxo de troca de informações rápidas e sobre alinhamentos de trabalho. A organização pode repensar como fazer a troca de mensagem de forma mais inteligente, utilizando e-mail ou até mesmo softwares de troca de mensagens corporativas.

Mais uma vez aqui o Google Workspace vem para facilitar e reduzir a impressão, pois além dos ambientes de bate-papo e videoconferência (Google Chat e Google Meet), os aplicados de colaboração como o Google Documents e Google Planilhas, permitem as edições de arquivos ao mesmo tempo, com controle de edição, sem a necessidade de impressão.  

4. Repensar a necessidade de imprimir. 

Você precisa mesmo imprimir? Hoje existem muitas formas de visualização e compartilhamento de documentos, em diversos dispositivos. Então, repense se há realmente a necessidade de imprimir. Caso haja, faça uma seleção apenas das páginas que precisará imprimir. Essa é a maneira mais econômica e sustentável de utilizar sua impressora, evitando impressões desnecessárias.

5. Novas rotinas de trabalho

Adotar na rotina de trabalho o uso das ferramentas de colaboração do Google Workspace, como: a Agenda, Meet (videoconferência), Chat, Drive, documentos, planilhas, apresentações, formulários, sites e muitas outras 

Por meio do slogan “o trabalho não é mais um lugar físico”, a empresa esclarece que o Google Workspace serve para integrar as funções das equipes, facilitando o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.

Permite facilidade de login; capacidade de armazenamento no Google Drive limitado a 1Tb para as contas de usuários e ilimitado para contas de setores/corporativa; colaboração em tempo real; facilidade de gerenciamento de contas e dispositivos; proteção de dados reforçada e utilização de vários tipos de dispositivos.
 

Agência TJMA de Notícias
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(98) 3198 4373

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