Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário instala 5ª Vara da comarca de Balsas

18/01/2022
Juliana Mendes

O Poder Judiciário do Maranhão realizou nesta terça-feira (18), solenidade para instalação da 5ª Vara da comarca de Balsas, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo; dos desembargadores Cleones Cunha, Marcelino Everton, José Gonçalo Filho, Antonio Vieira Filho; juízes e juízas da comarca; do prefeito da cidade, Erik Augusto; da presidente da OAB/Balsas, Eucrísia Sousa; do defensor público da comarca, Samuel Sousa; entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.

A 5ª Vara de Balsas foi criada pela Resolução Nº 01/2022, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Lourival Serejo. A Resolução transformou a comarca de Tasso Fragoso, agregada à Comarca de Balsas através da Resolução-GP nº 55, de 23 de outubro de 2017, na 5ª Vara da Comarca de Balsas. Com a instalação da 5ª Vara, os processos em tramitação, relativos às competências alteradas por meio da resolução serão redistribuídos conforme as novas competências.

De acordo com a Resolução, a nova unidade judicial será competente para apreciar e julgar os feitos referentes a Infância e Juventude, atribuições cíveis e administrativas e processamento e julgamento de atos infracionais, de acordo com a legislação específica; Juizado Especial da violência doméstica e familiar contra a mulher, com a competência prevista no art. 14 combinado com o art. 5º, ambos da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, inclusive o processamento e julgamento dos crimes de competência do Tribunal do Júri; processamento e julgamento de medidas de proteção judicial dos interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis ou homogêneos previstas na Lei nº. 10. 741, de 1º de janeiro de 2003 (Estatuto do Idoso); execução penal regime fechado, semiaberto e aberto, penas e medidas alternativas, inclusive oriundas do Juizado Especial; fiscalização e decisão dos incidentes no livramento condicional ou indulto e Sursis.; correições de presídios para presos de regime fechado e semiaberto e demais estabelecimentos prisionais para presos provisórios e de regime aberto e Habeas Corpus.

Na ocasião, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, afirmou que a transformação da Comarca de Tasso Fragoso em 5ª Vara da Comarca de Balsas alcança o ponto de convergência de interesses constitucionais, cumprindo com o dever da prestação de serviços à cidadania e com o dever constitucional de garantir o atendimento pleno às necessidades existentes, procurando chegar a um ponto de melhoria na prestação jurisdicional diante da crescente demanda processual e do desenvolvimento social e econômico do município. “Esta 5ª Vara traz uma carga constitucional muito relevante, de garantir direitos das crianças e adolescentes, combater a violência doméstica contra a mulher e contra o idoso, dado o nível crescente de violência na sociedade, e a Justiça precisa estar muito atenta para o presente e para o futuro”, frisou.

Para o juiz diretor do Fórum da comarca de Balsas e titular da 4ª Vara, Douglas Lima da Guia, a nova unidade vai favorecer a população mais vulnerável, atendendo a alta demanda de violência doméstica contra a mulher enfrentada na comarca, e favorecendo a população mais vulnerável, atendendo a alta demanda de violência doméstica contra a mulher enfrentada na comarca, e favorecendo o andamento dos processos em favor de crianças, adolescentes, idosos e apenados. “Essa medida vai ao encontro do objetivo de gestão anunciado pelo desembargador Lourival Serejo de aproximar a Justiça do cidadão”, destacou.

“Com esta inauguração de mais uma vara, reconhecemos que o Judiciário acompanha o crescimento que está acontecendo na cidade de Balsas”, avaliou o prefeito, Erik Augusto.

Veja (abaixo) álbum de fotos no Flickr:

WhatsApp Image 2022-01-18 at 12.46.39

BALSAS

De entrância intermediária, a comarca de Balsas está localizada a 744 quilômetros da capital São Luís. Possui como termos judiciários os municípios de Nova Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes e Tasso Fragoso (Agregado a Balsas - Resolução n° 55/17 TJMA).
A Comarca de Balsas possuía, até então, quatro varas, sendo duas Cíveis, uma de Família e uma Criminal, além de um Juizado Cível e Criminal.

De acordo com dados do IBGE, a população do município de Balsas foi estimada em 96.951 habitantes em 2021. Já os termos judiciários, a saber, os municípios de Nova Colinas possui uma população estimada em 5.469 habitantes; Fortaleza dos Nogueiras possui 12.662 habitantes; Tasso Fragoso 8.642 habitantes e São Pedro dos Crentes tem uma população estimada em 4.700 habitantes, ou seja, a população atendida pela comarca de Balsas totaliza mais de 128 mil habitantes.
De acordo com dados da Assessoria de Informática da Corregedoria Geral da Justiça, atualmente as 4 varas judiciais e o juizado especial da comarca de Balsas totalizam 17.175 processos em tramitação.

Também participaram da solenidade os juízes Tonny Carvalho Araújo Luz (2ª Vara), Nirvana Maria Mourão Barroso (Juizado Especial) e Lúcia Helena Barros Heluy (2ª Vara da Mulher de São Luís).

Inauguração da 5ª Vara de Balsas

Desembargador Cleones Carvalho em solenidade de inauguração da 5ª Vara de Balsas

 

Inauguração da 5ª Vara de Balsas

Desembargador Marcelino Ewerton durante a solenidade

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS