Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove ações de qualidade de vida para servidores e servidoras

Os atendimentos seguem até o dia 7 de julho, nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h

04/07/2022
Danielle Limeira

Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Com o objetivo de promover essa satisfação e o bem-estar de servidores e servidoras no ambiente de trabalho, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou, nesta segunda-feira (4/7), uma nova etapa do Projeto “Qualidade de Vida no Judiciário", em parceria com o Governo do Estado.

Diversos profissionais de saúde, oriundos da parceria entre o Executivo e o Judiciário, promovem ações educativas e assistenciais em saúde multidisciplinar no prédio-sede e anexos do TJMA e Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.  As ações são organizadas pela Diretoria de Recursos Humanos, Núcleo Socioambiental e Comitê Estadual de Saúde  e seguem até o dia 7 de julho de 2022, nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h.

Presente na abertura do evento, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, falou da importância da busca pelo equilíbrio e bem-estar do servidor e servidora, para um alto desempenho profissional. “Para poder servir bem, o servidor e a servidora precisam estar preparados, com equilíbrio e tranquilidade, para encarar o grande desafio do dia a dia que é fazer o melhor pelo outro”, disse Velten.

O presidente do TJMA agradeceu a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), ao disponibilizar profissionais de saúde para o atendimento na capital. Velten também ressaltou que o projeto deverá se estender para o interior do Estado.

“Vamos multiplicar essas ações pelo Estado inteiro, porque o Judiciário dos nossos tempos tem o compromisso com a pessoa humana, com o bem-estar do servidor e da servidora. Além disso, vamos utilizar o conceito de ISG (índice de satisfação geral) no nosso dia a dia, para avaliarmos e mensurarmos o clima organizacional”, concluiu o desembargador.

Para o secretário de Estado, Pedro Chagas (Secretaria de Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores - Segep), a parceria entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça mostra a importância da união entre o Executivo e o Judiciário para a garantia de bons resultados em todos os níveis. “A integração entre os poderes é benéfica para todo mundo, principalmente para a população do Maranhão. Isso aqui é uma demonstração disso, a Segep fica à disposição. Toda vez que precisar, a gente vai disponibilizar profissionais de forma imediata”, garantiu o secretário.

Participante da ação, a auxiliar Judiciário Claudiane Silva (supervisora da Divisão de Cadastro do RH) foi atendida por nutricionista, fez massagem relaxante e sessão de auriculoterapia. Sobre a iniciativa, a servidora disse ter se sentido valorizada. “A valorização da pessoa humana no trabalho é muito importante, porque nos sentimos bem fisicamente e psicologicamente. Acho que essa ação tem que se estender por vários segmentos do TJ, não só aqui e no Fórum, mas no interior também”, declarou, acrescentando que já aguarda a próxima edição do projeto.

Também participaram da abertura, os desembargadores Jorge Rachid (presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável), Jamil Gedeon (presidente do Comitê Estadual de Saúde), Cleones Cunha (presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher - Cemulher);  a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Flávia Alexandrina; o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira; a coordenadora dos Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos, Mariany Melo Oliveira e equipe multidisciplinar do Judiciário e Executivo.

ATENDIMENTOS

Serão oferecidos serviços como consulta com nutricionista; massagem relaxante com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais; auriculoterapia com terapeuta ocupacional; atividade em grupo “combo relax” com educador físico; rodas de conversa (nutricionista, psicólogos, assistentes sociais), além de educação e saúde bucal.

Os atendimentos serão feitos na Divisão Médica e Divisão Odontológica, localizados no prédio-sede do TJMA (Praça Pedro II); no Centro Administrativo (Rua do Egito); Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e Centro Administrativo, localizado no bairro da Alemanha. 

PARCERIA

Para esta nova etapa do Projeto “Qualidade de Vida no Judiciário", o programa estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), por meio do Projeto Bem-Estar, voltado para promoção de saúde e qualidade de vida dos servidores públicos estaduais; e com o “Projeto Florescer”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem como finalidade promover serviços em saúde mental priorizando ações e medidas preventivas do adoecimento psíquico.

Confira abaixo relação das especialidades, tipos e horários de atendimentos com links para inscrição.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS