Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Reunião discute Índice de Desempenho de Sustentabilidade do TJMA

20/07/2021
Ascom/TJMA

Uma reunião preliminar com o intuito de melhorar parâmetros e alinhar o planejamento de gastos e consumo de bens e serviços, a fim de elevar ainda mais o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) no Judiciário maranhense, foi realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (20), com a presença dos desembargadores Lourival Serejo (presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão) e Jorge Rachid (presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável), além de magistrados e servidores ligados às áreas de planejamento, inovação e socioambiental.

Durante a primeira parte do encontro, o servidor Paulo Dominice, do Núcleo Socioambiental, apresentou um quadro estatístico detalhado sobre o consumo e gastos com bens e serviços como água, energia elétrica, papel, telefonia, veículos, combustível e outros itens. O servidor lembrou que, embora o TJMA se destaque como o único em que não há mais consumo de copos descartáveis, outros objetivos precisam ser perseguidos para melhorar o índice de desempenho de sustentabilidade no Judiciário estadual.

O presidente Lourival Serejo elogiou o interesse e dedicação do servidor em sua explanação e falou da importância da estatística no cotidiano de qualquer instituição. “Se a gente perder essa noção estatística do futuro, a gente vai sofrer adiante”, resumiu o desembargador.

Lourival Serejo enfatizou a necessidade constante de economizar, em prol do desenvolvimento sustentável, e enalteceu a disposição do grupo de conseguir difundir o propósito a todos, de maneira calculada e eficiente. Ofereceu todo o apoio necessário para a conquista dos objetivos.

reunião do índice de desenvolvimento sustentável - para texto

O desembargador Jorge Rachid demonstrou interesse em realizar novas reuniões com diretorias e setores do Judiciário, na capital e no interior, após identificar os pontos que precisam ser trabalhados para que ações sejam implementadas.

O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável destacou como um passo gigantesco, na área de planejamento, a iniciativa do presidente, com foco em eficiência e resultados, de levar o Tribunal de Justiça do Maranhão a executar um amplo projeto de modernização e aprimoramento da gestão administrativa e financeira, algo que vem sendo desenvolvido em parceria com o Grupo Falconi, empresa especializada em gestão administrativa, contratada para prestar consultoria técnica ao TJMA.

O juiz auxiliar da Presidência, Raimundo Bogéa, concordou com o entendimento do desembargador Jorge Rachid e disse que a empresa tem expertise em vários tribunais do Brasil, inclusive no CNJ e STJ, para oferecer soluções ao TJMA.

Para o juiz coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, Ângelo Santos, tem que existir um mecanismo, por meio do qual o Núcleo Socioambiental possa não apenas monitorar, mas ter acesso aos indicadores de cada um dos setores, com o intuito de sugerir ações preventivas e de diminuição dos gastos.

Convidados pelo desembargador Jorge Rachid para o encontro, os juízes Ferdinando Serejo (coordenador do laboratório de inovação ToadaLab) e Paulo Ribeiro acompanharam toda a reunião, para que possam sugerir ideias que contribuam para um IDS mais satisfatório.

“Vamos vestir esta camisa, é para o bem do cidadão”, disse o desembargador Jorge Rachid, ao encerrar a reunião.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS