Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de Gestão em Unidades Judiciais para a magistratura

Para fins de promoção na carreira e vitaliciamento

25/03/2024
Ascom ESMAM

Estão abertas as inscrições para o curso Gestão em Unidades Judiciais: para além de um olhar gerencialista, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), para fins de promoção na carreira e vitaliciamento de juízes e juízas do TJMA. São 30 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor, até 3 de abril. 

Com duração de 20 horas, as aulas acontecerão de 11 a 19 de abril, na modalidade semipresencial, sendo 16 horas presenciais (18 e 19/4 - das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h) e 4 horas na plataforma EAD ESMAM (11 a 17/4). 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A gestão em unidades judiciais se torna uma temática relevante no âmbito da  Administração da Justiça, diante da quantidade de demandas ajuizadas nessa instância do Poder Judiciário e a urgência de dar uma resposta mais assertiva ao dilema implícito no binômio eficiência x qualidade.

A formação visa difundir e aplicar metodologias ágeis de gestão em unidades judiciárias, tanto relacionadas à atividade jurisdicional, quanto à gestão de pessoas, para criar uma cultura organizacional com relações internas harmônicas e eficiência na prestação do serviço judiciário.

As metodologias ágeis, como Canvas e Kanban, destinadas ao planejamento de ações e ao mapeamento de fluxos de trabalho, são ferramentas que podem ser utilizadas, enquanto boas práticas de gestão, em unidades judiciais e permitem uma visão sistêmica da organização e mecanismos de aprendizagem com o desenvolvimento da rotina gerencial. 

SOBRE AS FORMADORAS

Jaqueline Reis Caracas - é juíza do TJMA, coordenadora do Núcleo de Registro Civil da Corregedoria Geral de Justiça, mestre em Direito e Poder Judiciário (Enfam), com certificação FOFO nível I e II e Tutoria.

Michelle Amorim Sancho Souza Diniz - é juíza do TJMA, mestre em Ordem Jurídica Constitucional (UFCE) e Direito e Poder Judiciário (Enfam).  Atua nas áreas de Direito Constitucional, Administração Judicial (Gestão Judicial) e Planejamento Estratégico. Autora da boa prática denominada de “Metodologia Canvas de projetos em unidade jurisdicional”, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Certificada com o FOFO nível I. 

ACESSE O  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS