Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inovações no sistema financeiro é tema de palestra com diretor do Bacen

Promovido pela ESMAM, evento aconteceu nesta quinta-feira (29) na AMMA

01/03/2024
Bruna Castro

Com o objetivo apresentar e debater o modelo de regulação financeira no Brasil, com destaque para as inovações tecnológicas e novos modelos de negócios, foi promovida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), nesta quinta-feira (29), a palestra “A agenda de Inovação do Banco Central e o Sistema Financeiro Nacional em transformação”. Realizado no Auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), o evento foi aberto ao público e contou com a participação do diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (Bacen), Otávio Ribeiro Damaso, como palestrante. 

Com enfoque na agenda regulatória do Bacen, a palestra abordou principalmente a temática de inovação no âmbito do sistema financeiro e as ações realizadas para fomentar essa inovação. Destacando ações que estão sendo desenvolvidas e planejadas para a otimização dos serviços prestados, como o open finance, drex, pix, internacionalização da moeda, a utilização da inteligência artificial e monetização de dados. Damaso também comentou rapidamente a missão, os objetivos legais do Banco e a política monetária.

Estiveram presentes o desembargador José de Ribamar Castro (diretor da ESMAM), a desembargadora  Sônia Amaral (vice-diretora da ESMAM), o juiz Holídice Barros (presidente da AMMA), o procurador Daniel Torres (subchefe da procuradoria fiscal de São Luís) e o promotor João Leonardo (presidente da Sicredi Coomamp), além de autoridades, servidoras e servidores do TJMA. 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Damaso destacou o papel da tecnologia para o aprimoramento de serviços, produtos, e barateamento de custos, além de facilitar e aumentar o acesso do cidadão brasileiro ao sistema financeiro.
“Por meio da inovação tecnológica estamos conseguindo trazer mais instituições financeiras e de pagamento para dentro do Ecossistema do Sistema Financeiro. Essas instituições estão oferecendo serviços melhores, pois com a tecnologia isso ficou mais fácil. O Banco Central embarcou nessa jornada e tem apoiado e incentivado a adoção de novas tecnologias. Faz parte da nossa missão garantir um sistema financeiro sólido, seguro e eficiente. Por meio da tecnologia estamos conseguindo”, explicou. 

No que diz respeito às operações de crédito, o diretor esclareceu que os termos e regras jurídicas e regulatórias continuam as mesmas, ocorrendo a mudança apenas na forma do acesso ao serviço. “Qualquer uma das modalidades de acesso têm que obedecer às mesmas regras, jurisprudências e bases legal e regulatória. Ocorre apenas uma forma diferente de acessar, que viabiliza o acesso para muitas das famílias e cidadãos. Tornando o processo mais fácil, prático e conveniente”, esclareceu.

SISTEMA JUDICIÁRIO X SISTEMA FINANCEIRO

O secretário-geral da ESMAM, Amudsen Bonifácio, explicou a iniciativa da Escola de oferecer a palestra para o público do TJMA, pontuando a importância do Judiciário e Bacen para o crescimento econômico do país.
“À medida que essas instituições funcionem de forma eficiente, elas têm a capacidade de induzir o crescimento econômico. Então, tomamos essa iniciativa de trazer o Banco Central, embora com uma temática que foge um pouco do eixo que normalmente se profere em palestras na Escola, justamente para que possamos ter essa visão econômica, possibilitando uma análise dos produtos do Banco, e como suas políticas transversais se cruzam com a Justiça”, enfatizou.

Presente no evento, o superintendente do Sebrae, Albertino Leal, enfatizou como a questão financeira é essencial para o país, especialmente para os micro e pequenos empreendedores. Segundo Leal, a regulação do mercado financeiro é crucial para compreender, discutir e se apropriar das transformações e inovações necessárias. 
"O mercado brasileiro é muito dinâmico e a economia circula rapidamente, o pix é um exemplo disso. Debater o tema é fundamental, porque o Tribunal de Justiça trabalha com a população, que precisa ter qualidade de vida e acesso ao mercado financeiro. Esses são temas que precisamos discutir, entender e operar, porque hoje todos os negócios se vinculam a necessidades de trânsito de recursos. Precisamos  entender para poder orientar e facilitar os nossos negócios, gerar emprego e renda”, assegurou. 

SOBRE O PALESTRANTE  

Otávio Ribeiro Damaso é diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Graduado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

ASSISTA À PALESTRA COMPLETA NO CANAL EAD ESMAM DO YOUTUBE

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS