Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Capacitação aborda sobre atendimento pré-hospitalar tático

Curso integra o programa de segurança institucional do TJMA

13/12/2023
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH Tático) para magistrados, magistradas e também servidores que atuam na prevenção e controle da segurança no Poder Judiciário.

Promovido com o apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), o treinamento tem como objetivo instruir os participantes na execução de manobras e procedimentos de emergência necessários, visando o socorro próprio ou de outra pessoa, até a chegada de uma equipe de emergência especializada.

“A abordagem concentra-se principalmente na aplicabilidade desse tipo de atendimento em situações de confronto armado, simulando a ambientação e regras de segurança com armamento em campo tático, além do uso de torniquete e técnicas aplicadas ao controle de sangramento maciço, em combate armado”, explica o capitão Rodrigo Silvestre (ODOCCAVEIRA), oficial médico de operações especiais da Polícia Militar de São Paulo, que atua como instrutor.

 

Capitão Silvestre, desembargador Ribamar Castro e o coronel Alexandre Magno

 

PROTOCOLO MARCH

Durante o curso, acontecem oficinas temáticas sobre o protocolo mundial para treinamentos desse tipo, o Tactical Combat Casualty Care (TC-3), que segue a sequência de siglas, MARCH, na qual cada letra simboliza um cuidado que deve ser seguido, em ordem de prioridade: Massiva Hemorragia, Aérea (Vias), Respiração, Circulação e Hipotermia.

“São procedimentos que garantem a segurança nessas ocorrências. como a aplicação de torniquete para contenção de sangramento maciço; desobstrução de vias aéreas, a partir de passagem de cânula nasofaríngea; e ainda uso de bandagens para o adequado procedimento em caso de ferimentos que possam agravar o estado da vítima”, descreve.

 

 

O treinamento, com duração de 16 horas, inclui também simulação de ambiente de confronto armado (com 50 tiros por alunos) e a utilização das técnicas de APH Tático.

O diretor da ESMAM, desembargador José de Ribamar Castro, acompanhou o primeiro dia do curso e ressaltou a importância da aplicação das técnicas de atendimento pré-hospitalar em situação de risco, como forma de segurança preventiva e proteção da integridade das pessoas que trabalham no Judiciário.

SEGURANÇA PREVENTIVA 

O coronel Alexandre Magno de Sousa Nunes, diretor de Segurança Institucional e do Gabinete Militar do TJMA, ressaltou que nessa fase são exploradas inovações no conteúdo programático e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nos cursos promovidos anteriormente, sobre noções e técnicas de autodefesa e proteção, com ênfase em condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho, com aulas práticas e estudos de casos.

Para o diretor, a iniciativa é um complemento aos treinamentos realizados pela segurança institucional, com o uso e manuseio de armamento, pois as técnicas apresentadas possibilitam aos participantes habilitação para realizarem o primeiro atendimento em caso de vítimas em confronto armado. "O curso se mostra imprescindível inclusive para a vida cotidiana, pois as técnicas de salvamento podem ser aplicadas em qualquer cenário, com o objetivo de salvar vidas" reforçou.

Ele acrescentou que o TJMA conseguiu desenvolver de forma proativa, nos últimos anos, todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema, o que levou o tribunal maranhense a figurar entre os tribunais mais bem avaliados quanto à estrutura de segurança institucional, de acordo com os últimos diagnósticos de segurança realizados pelo CNJ.

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS