Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Ambientação funcional para estagiários e residentes do TJMA

Veja a programação completa dos cursos e palestras, que terão início nesta segunda-feira (27)

24/02/2023
Ascom ESMAM

Com o objetivo de promover a integração de estagiários, estagiárias e residentes jurídicos às suas funções, bem como disseminar orientações sobre o funcionamento do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realiza, de 27 de fevereiro a 3 de março, o Programa de Ambientação para os aprovados, classificados e convocados pela Diretoria de Recursos Humanos para envio de documentação, conforme (Edital EDT-GP nº. 001 de 31/10/2022).

As inscrições serão feitas pela ESMAM, mediante lista prévia de participantes, enviada pela DRH, até 24 de fevereiro (sexta-feira)

As palestras e cursos serão ministrados no Auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e, também, pela plataforma Zoom do TJMA (acesso por senha específica).

A ambientação consiste em atividades de capacitação com duração de 20 horas-aula (residentes jurídicos) e 15 horas-aula (estudantes de nível médio), que serão realizadas pela Escola Superior da Magistratura e Diretoria de Recursos Humanos, na modalidade semipresencial – com aulas presenciais (em São Luís) e a distância (para as demais comarcas), com transmissão ao vivo pelo canal EAD ESMAM do YouTube.

PROGRAMAÇÃO

Na abertura da programação, no dia 27 de fevereiro, os estagiários e estagiárias serão recepcionados(as) pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira; o corregedor-geral de Justiça, desembargador José de Ribamar Fróz Sobrinho; o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson dos Santos Ferreira, e gestores de várias outras áreas do Judiciário, que apresentarão os aspectos históricos e noções sobre a organização judiciária.

O programa prossegue com um cronograma de palestras, oficinas, vivências e apresentação institucional ministradas pelos representantes das diversas diretoria e coordenações do TJMA, além de instrutores internos especialmente convidados para capacitar os selecionados.

Além de conhecer os aspectos históricos e organizacionais do Judiciário, os participantes serão informados quanto aos seus direitos e deveres, importância do Código de Divisão e Organização Judiciária do Maranhão, e outras questões como: postura profissional, atendimento ao público, redação oficial e os sistemas eletrônicos administrativos e judiciais utilizados pelo TJMA.

Haverá ainda cursos sobre Noções e fluxos de trabalho na Secretaria Judicial e Gabinete, Procedimentos Cíveis e Penais, Lições de português para o serviço público, Apresentação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) - demonstração dos procedimentos de gabinete e realização de atividades práticas no ambiente de treinamento sistema.  

Acesse a programação completa da ambientação AQUI.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS