Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão será marcado por evento online

Live será promovida pelo Comitê de Diversidade do TJMA e ESMAM

17/03/2021
Ascom ESMAM

Para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos -  25 de março - , o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), promove, às 19h30, live sobre o tema, com participação do defensor público Victor Hugo Siqueira de Assis - mestre em Direito pela UFC, autor da dissertação “Entre togas e grilhões: o acesso à justiça dos escravizados no Maranhão oitocentista (1860-1888)”. O evento online terá transmissão pelo Instagram @esmam_tjma, com mediação do juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, coordenador do Comitê.

O magistrado destaca que a data é lembrada em todo o mundo, como forma de homenagear e discutir sobre o sistema brutal de escravidão que vitimou mais de 15 milhões de pessoas, em cerca de quatro séculos. “A celebração visa aumentar a consciência sobre os perigos do racismo e do preconceito”, reforça.

DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES

A importância das culturas da Diáspora Africana para as sociedades contemporâneas levou as Nações Unidas a declarar 2015 a 2024, Década Internacional de Afrodescendentes, sob os temas Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminação Múltipla.

As nações do mundo, particularmente as da Europa Ocidental e do continente Americano, foram assim chamadas pela ONU à sua responsabilidade de criar legislação no combate à intolerância, ao racismo e à xenofobia.

Ainda neste contexto, dia 21 de março foi declarado Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, e 25 de março, assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos .

LIVE - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESCRAVIDÃO E DO TRÁFICO TRANSATLÂNTICO

CONVIDADO: Victor Hugo Siqueira de Assis, mestre em Direito, autor da dissertação “Entre togas e grilhões: o acesso à justiça dos escravizados no Maranhão oitocentista (1860-1888)”.

MEDIADOR: juiz Marco Adriano Fonsêca - coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA

QUANDO: 25 de março - 19h30

CANAL: Instagram @esmam_tjma

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

 

GALERIA DE FOTOS