Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Militares concluem curso sobre proteção de autoridades na Esmam

Os participantes atuam no TJMA, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público, Governo do Estado e Assembleia Legislativa

22/05/2017

Vinte militares e agentes de segurança receberam, nesta segunda-feira (22), a certificação do curso de “Segurança de Dignitários do Judiciário”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).


O treinamento, coordenado pela Comissão Permanente de Segurança Institucional do Judiciário, teve início no mês de fevereiro e capacitou o pessoal que atua na área de segurança do TJMA, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público, Governo do Estado e Assembleia Legislativa, a fim de garantir a integridade física de autoridades, com a aplicação de técnicas necessárias à excelência do exercício profissional de proteção.


Ao abrir o evento de encerramento, o desembargador Paulo Velten, diretor da Esmam, ressaltou a importância da proteção que o Estado deve prover às autoridades para que possam realizar sua tarefa de servir à comunidade com segurança e liberdade. “De acordo com dados do CNJ, existem atualmente 131 juízes vivendo sob ameaça, temendo pela própria vida. Isso externa a realidade de insegurança que assola o Brasil e o mundo”, pontuou.


O capitão da Polícia Militar, Sérgio Pereira, que representou a turma de formandos, disse que o curso, além de valorizar, qualificar tecnicamente e incentivar os profissionais que militam na área, levou-os a refletir sobre a conduta a ser adotada nos diferentes contextos. “Muito mais que força, a tarefa requer, sobretudo, talento, observação, inteligência e raciocínio para atuar preventivamente, avaliando riscos e aplicando somente a técnica necessária a cada situação”, observou.


O presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, pediu aos magistrados mais atenção quanto às regras de segurança institucional estabelecidas pelo tribunal e fez um alerta: “Devemos atentar para esses detalhes. A nossa vida, enquanto autoridades, não pertence somente a nós, pois estamos a serviço do povo. Assim, precisamos de profissionais que nos orientem, que veem o que não vemos”.


O desembargador Raimundo Barros, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional, relembrou que o TJMA ocupa atualmente a 16ª colocação – de 89 – no ranking de indicadores de estrutura de segurança lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016. “Por tal posição, o Judiciário demonstra a preocupação em planejar, orientar e coordenar cursos que aprimorem os magistrados e também a excelência profissional dos agentes de segurança do tribunal”, ressaltou.


Para o capitão Renan Leite, que atua no Judiciário estadual, o curso é uma grande conquista para o Maranhão e dará um salto na qualificação dos agentes que atuam na segurança de autoridades. “Quem atua junto a autoridades tem uma função e uma atividade diferente da exercida na Segurança Pública. O curso nos capacita para atuar diante de situações diferenciadas, que muitas vezes podem ser evitadas”, comentou.


O CURSO – A capacitação – com mais de 150 horas-aula – foi dividida em módulos. No último módulo realizado, entre os dias 15 e 17 de março, os agentes tiveram orientações em escolta de autoridades com o major do Exército Brasileiro, Alex Marcos Barbosa Santos, que possui experiência em escoltas de autoridades militares.


De acordo com o diretor de Segurança Institucional do TJMA, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes, o treinamento conta com disciplinas como, “Inteligência e contrainteligência judiciária”; “Tiro defensivo”; “Defesa pessoal”; “Primeiros socorros”; “Noções gerais de combate a incêndio”; “Direção defensiva, evasiva e condução de veículos de urgência”; “Operações helitransportadas”; “Escolta de autoridades”; “Segurança de autoridades judiciárias”; “Noções Básicas de ações antibomba e contrabomba, explosivos e outras”; “Tratamento com a imprensa e cerimonial”, além de palestras, visitas e estágio.


A formação foi realizada no Centro Administrativo do TJMA, sede da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), 24º Batalhão de Infantaria Leve, Companhia de Operações Especiais (COE/PMMA), Centro Tático Aéreo (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e sede da Esmam.


Também participaram da solenidade o procurador Marco Aurélio Lindoso (MPMA), o juiz Ângelo Antonio dos Santos (AMMA), o secretário de Estado da Casa Militar, coronel Sílvio Leite; o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, tenente- coronel Marcus Vinícius Guimarães; os professores Raimundo Teixeira de Araújo e Maurício Viegas; a secretária-geral da Esmam, juíza Marilse Medeiros.

Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3235 3231 – Esmam

 

GALERIA DE FOTOS