Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inaugura Centro de Treinamento de Segurança Institucional

Presidente Paulo Velten anunciou que novo espaço de capacitação e atividades físicas no Fórum de São Luís estará disponível também para servidores(as) e magistrados(as), 24 horas por dia

15/04/2024
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou, nesta segunda-feira, 15/4, o Centro de Treinamento de Segurança Institucional, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. Na solenidade, que contou ainda com a entrega da Medalha de Mérito da Segurança Institucional do TJMA a autoridades civis e militares, o presidente da Corte, desembargador Paulo Velten, anunciou que o novo espaço de capacitação e atividades físicas estará disponível também para servidores, servidoras, magistrados e magistradas, em tempo integral.

“Nós estamos conseguindo, no Poder Judiciário do Maranhão, com o esforço de todos e de todas, indistintamente, construir uma instituição inclusiva, uma instituição do nosso tempo. E essa é uma tarefa que nunca acaba”, destacou Paulo Velten.

O espaço (foto abaixo), com área aproximada de 200 metros quadrados, é parte integrante do Centro Integrado de Segurança Institucional do Poder Judiciário (CISIPJ), no segundo subsolo do Fórum de São Luís.

Um das autoridades presentes ao evento, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, elogiou a iniciativa. “Mais outro investimento positivo por parte do Tribunal de Justiça, investir na segurança institucional, com equipamentos de qualidade, e, também, com um centro de treinamento para magistrados e funcionários do Poder Judiciário”. 

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal, desembargador Sebastião Bonfim, disse que a medida inovadora será referência para todos os tribunais, com espaço apropriado para a capacitação de agentes de segurança, magistrados(as) e servidores(as), em ações programadas na difusão da cultura da segurança, com aulas de defesa pessoal, organizadas por profissionais capacitados do quadro.

Frisou que a medida está alinhada ao objetivo da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, embasada pela Resolução nº 3442021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina aos tribunais a disponibilização das condições e meios de capacitação e instrumentalização para que os(as) agentes de segurança exerçam o desempenho de suas atribuições.

“Esse Centro de Treinamento vai ser um exemplo para o Brasil, de como, de maneira eficiente, econômica e inteligente, podemos preservar e melhorar a segurança e inteligência do Tribunal de Justiça”, exaltou Sebastião Bonfim (foto acima), que agradeceu o apoio do presidente Paulo Velten e o trabalho do seu antecessor na Comissão, desembargador José de Ribamar Castro, presente ao evento e agora aposentado, e do diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), coronel Alexandre Magno Nunes.

“Nós tivemos a entrega do Centro Integrado de Segurança no ano passado; este ano, o Centro de Treinamento e inúmeras outras ações que foram construídas ao longo de todo esse processo. E ainda, até o dia 26, iremos entregar viaturas caracterizadas, veículos blindados, outras ações que estão em andamento na Diretoria de Segurança”, anunciou o coronel Alexandre Magno (recebendo medalha do presidente Paulo Velten, na foto abaixo).

MEDALHAS

Paralelo à inauguração, foi feita a entrega da Medalha de Mérito da Segurança Institucional do TJMA a várias pessoas homenageadas. O presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional anunciou, inicialmente, a entrega das comendas aos desembargadores Paulo Velten, Cleones Cunha e ao diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), coronel Alexandre Magno Nunes, que receberam as medalhas das mãos dos desembargadores Lourival Serejo, José de Ribamar Castro e do próprio presidente, respectivamente.

Também foram convidados a receber a medalha o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins; Maurício Viegas Pinto, da Secretaria de Segurança do Supremo Tribunal Federal (STF); coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, comandante da Polícia Militar do Maranhão; delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva; o comandante 24º Batalhão de Infantaria de Selva, tenente-coronel Bruno Peixoto.

Foram ainda contemplados com a Medalha de Mérito da Segurança Institucional do TJMA, os juízes Gladiston Cutrim e José Américo Abreu Costa; as juízas Tereza Cristina Nina e Sara Gama, dentre outros e outras, alguns deles(as) representando grupos de pessoas homenageadas ligadas à história da Segurança Institucional do Tribunal.

RECONHECIMENTO

O presidente Paulo Velten (falando ao microfone, na foto abaixo) prestou homenagem a todos(as) os(as) agraciados(as): “que é fruto do reconhecimento da nossa contribuição, do nosso esforço, respeito e carinho pelo trabalho de todos”.

O desembargador elogiou o trabalho dos desembargadores José de Ribamar Castro e Sebastião Bonfim e do coronel Alexandre Magno, à frente da área de segurança institucional na atual gestão, agradeceu aos ex-presidentes Lourival Serejo, Cleones Cunha e Jamil Gedeon, além de cumprimentar todos os comandantes do sistema de segurança e demais pessoas presentes ao evento.

Paulo Velten disse que o Tribunal não tem poupado esforços, procurando executar o seu orçamento da melhor forma possível, sempre pensando no aprimoramento do serviço e no cidadão e na cidadã.

Afirmou que o novo espaço é fruto do esforço do TJMA em equipe, a exemplo do Centro Integrado de Segurança Institucional do Poder Judiciário, inaugurado em 2023, “que são os olhos da segurança do Poder Judiciário do Estado do Maranhão para todas as comarcas do interior do Estado”.

E acrescentou: “nós vamos, sim, aproveitar esse espaço do Centro de Treinamento e colocar essa belíssima academia à disposição dos nossos magistrados, magistradas, servidores e servidoras”.

Reforçou que funcionará 24 horas para permitir que o servidor e a servidora se programem. “Nós estamos tratando de bem-estar. Um servidor bem cuidado, bem tratado, animado, bem-disposto; o magistrado com esse mesmo tipo de espírito de pensamento, ele tem condições de servir melhor à sociedade”, destacou Paulo Velten.

O presidente desejou boa sorte à futura Mesa Diretora do Judiciário maranhense e se colocou à disposição para ajudar o Tribunal a continuar evoluindo e entregar o melhor serviço para a sociedade.

Participaram também da solenidade as desembargadoras Oriana Gomes; Márcia Chaves e o desembargador Jamil Gedeon; a diretora do Fórum de São Luís, juíza Maria José França Ribeiro; o presidente da Associação dos Magistrados Maranhão, juiz Holídice Barros; a reitora do Centro Universitário Santa Terezinha, Maria da Conceição Lima Rolim; o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira, além de outros magistrados(as), militares, advogados(as), representantes do Ministério Público, professores(as), universitários(as) e servidores(as), Francisco Fagner Damasceno, representando o Sindjus/MA.

Veja álbum produzido pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS