Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Plataforma A.dot amplia chances de adoção no Maranhão

A ferramenta apresenta perfis detalhados com vídeos, humaniza o processo e amplia as chances de adoção

Publicado em 25 de Mai de 2025, 8h01. Atualizado em 23 de Mai de 2025, 13h42
Por ASSCOM CGJ

Atualmente, o Maranhão tem 68 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. A maioria é parda (76,5%) e do gênero masculino (58,8%). Cerca de 55% dessas crianças e adolescentes têm entre 10 e 16 anos de idade. Os dados são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), coletados em maio deste ano.

Com o objetivo de simplificar o processo de adoção e transformar a realidade de crianças e adolescentes que aguardam por uma família, foi criada a plataforma A.DOT, um aplicativo inovador que conecta pretendentes habilitados à adoção a crianças e adolescentes disponíveis no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Por meio da ferramenta, os pretendentes podem conhecer os perfis das crianças e adolescentes, com informações detalhadas e vídeos, tornando o processo mais humanizado, favorecendo conexões emocionais e ampliando as possibilidades de adoção.

Em abril de 2024, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) assinou um termo de adesão para incluir crianças e adolescentes disponíveis para adoção na busca ativa também por meio do aplicativo A.DOT, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO

O dia 25 de maio é marcado como o Dia Nacional da Adoção. A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da adoção para crianças e adolescentes, além de destacar seu potencial transformador na vida de milhares de pessoas. Atualmente, o Brasil tem 5.286 crianças disponíveis para adoção, à espera de encontrar um lar onde possam viver com dignidade e amor.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS