Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário celebra primeiro casamento comunitário de Icatu e Axixá

Projeto social beneficia 105 casais

Publicado em 5 de Ago de 2024, 12h08. Atualizado em 6 de Ago de 2024, 8h08
Por ASSCOM CGJMA

O Estádio Arnaldo Melo, em Icatu, sediou a celebração da união civil de 105 casais de moradores de Icatu e Axixá, no dia 1ª de agosto de 2024, durante o primeiro casamento comunitário promovido pelo Poder Judiciário nessas cidades.

Os casais foram beneficiados com a gratuitidade do registro civil de casamento, com a isenção das custas cartorárias do registro civil, por meio do Projeto “Casamentos Comunitários”, promovido pelo Poder Judiciário de Icatu em parceria as prefeituras municipais e o cartório extrajudicial de Icatu.

As responsáveis pelos cartórios Ana Lúcia Lima Santos Sousa (Icatu) e Maria Cantanhede Pinho (Axixá) se encarregaram de receber as inscrições dos casais, realizar a habilitação e os proclamas dos casamentos, com as despesas pagas pelo Fundo Especial de Registro Civil (FERC).

PROJETO CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

Sete juízes colaboraram com a comarca na realização das uniões, individualmente, seguindo o ritual tradicional, as cerimônias coletivas do projeto “Casamento Comunitário”, realizado desde 1998, com milhares de pessoas beneficiadas em todo o Maranhão.

A juíza Nivana Pereira Guimarães, titular da Comarca de Icatu, presidiu a cerimônia da mesa diretora, ao lado do prefeito de Icatu, Só o prefeito de Icatu, Walace Azevedo Mendes.

Mais cinco juízes contribuíram na celebração dos casamentos: Bruno Chaves de Oliveira (Morros); Azarias Cavalcante de Alencar –(Cururupu); Rômulo Lago e Cruz (4ª Vara Cível de Caxias); Marcelo Santana Farias (1ª Vara de Lago da Pedra) e Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa (2ª Vara de Lago da Pedra).

Um a um, os casais foram se revezando para confirmar, diante dos juízes e juízas, a intenção de se casarem, “por livre e espontânea vontade”, seguida do “sim” que pactuou as uniões. Após a declaração do estado civil de casados, os casais receberam as certidões de casamento, entregues pelos juízes e juízas e posaram para fotos coma s famílias.

Dentre os recém-casados, se destacaram o mais jovem, Railton da Silva Cordeiro e Karla Andreina Medeiros Pereira e o mais idoso, João Garces Barbosa e Albertina Rodrigues, que representaram os casais especiais da cerimônia.

Equipe que atuou na organização do casamento, com a juíza Nirvana Guimarães ao centro.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS