Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Projeto do poder judiciário promove roda de conversa em Centro Socioeducativo de São Luís

13/03/2023
Letícia Araújo

Na manhã do último sábado, 10, a equipe do Núcleo Psicossocial do termo judiciário de São José de Ribamar, a psicóloga Cecília Caminha e a assistente social Yêda Maranhão, mediaram uma roda de conversa sobre violência doméstica e canais de denúncia no Centro Socioeducativo de Interação do São Cristóvão.

Essa é uma das ações do projeto “A sua história importa!”, que discute a violência contra a mulher em diversos aspectos.

O evento promoveu a participação dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação, juntamente com seus familiares e os funcionários do Centro Socioeducativo, no debate sobre violência doméstica e familiar promovido pelas servidoras do poder judiciário do estado.

Durante o encontro, as servidoras descreveram os tipos penais de violência doméstica e familiar contra a mulher trazidos pela Lei Maria da Penha, além de destacarem as medidas protetivas de urgência que podem ser solicitadas pelas vítimas em situação de vulnerabilidade, através da denúncia aos órgãos competentes.

Além das analistas do Fórum, também estiveram presentes, a diretora da unidade, Paula Guterres, e as assistentes sociais da Funac, Suzana Moraes, Keila Cantuário e Alexandrina Santos de Abreu.

PROJETO “A SUA HISTÓRIA IMPORTA”

O projeto “A sua história importa!” foi lançado durante a semana “Justiça pela paz em casa”, realizada entre os dias 6 e 10 de março, e é uma iniciativa do Núcleo Psicossocial do Fórum. A semana que vem sendo desenvolvida desde 2015, tem como objetivo concentrar esforços no andamento de processos relacionados à violência de gênero.

Para acrescentar ainda mais valor à semana, o projeto foi criado neste ano, a fim de realizar palestras e encaminhamentos, além de oferecer um espaço reservado para a espera do momento da audiência.

Essa ação considera que, apesar do fenômeno da violência ser algo que une cada mulher, a experiência é vivida de forma muito particular e que, a partir do rompimento do ciclo violento, todas podem buscar novos caminhos, com autonomia, liberdade e dignidade.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS