Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Comarca de Estreito conclui virtualização de processos

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE)

Publicado em 24 de Fev de 2023, 9h40. Atualizado em 24 de Fev de 2023, 10h41
Por Helena Barbosa

As duas varas existentes na comarca de Estreito concluíram os trabalhos de virtualização dos processos em papel, e a comarca funciona, hoje, de forma 100% virtual. A virtualização deverá permitir maior celeridade à Justiça, impulsionando os atos que antes eram praticados de forma presencial.

O juiz Carlos Eduardo Coelho de Sousa, titular da 2ª Vara de Estreito, informou a conclusão da migração de 1.557 processos físicos - 782 cíveis e 775 criminais - para o ambiente eletrônico. O acervo total da vara é de 3.066 processos em tramitação.

A 1ª Vara de Estreito já se encontra virtualizada, após a migração para o ambiente virtual de 1.486 processos, do acervo total de 3.366.

Tela do Sistema Termojuris - CGJ-MA mostra evolução da virtualização dos processos na 2ª Vara de Estreito.

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE)

A conclusão da virtualização se deu com a digitalização dos autos físicos e posterior inserção dos metadados no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Os trabalhos de digitalização dos autos em papel e cadastro no sistema eletrônico na 2ª Vara foram feitos exclusivamente pelos servidores da unidade. Encerradas todas as etapas da digitalização e respectiva virtualização no ambiente do PJe. Os processos físicos ficarão no arquivo morto do fórum, e depois serão descartados de acordo com normas do Judiciário.

Os procedimentos de virtualização foram iniciados em janeiro de 2020, antes de deflagrada a pandemia de coronavírus, e concluída em janeiro deste ano. Durante a fase crítica da pandemia, o Fórum de Estreito foi interditado, em 16/03/2020 e retornou às atividades presenciais em 16/04/2022.

Segundo a secretária judicial Jarciana Monteiro, no período de interdição, os servidores trabalharam em regime de teletrabalho e não tinham acesso ao interior do fórum, o que dificultou a conclusão dos trabalhos de digitalização dos documentos dos autos.

A 2ª Vara de Estreito atua no processamento e julgamento de ações nas áreas cível, família, criminal, infância e juventude, e, ainda, violência doméstica e familiar contra a  mulher.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS