Na manhã da última quinta-feira (24/4), a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizou a primeira reunião do grupo de trabalho do projeto Moda Legal, instituído pela Portaria-CGJ nº 1409/2025. A iniciativa visa fortalecer e expandir as ações do projeto, que une sustentabilidade e responsabilidade social no âmbito do Poder Judiciário maranhense.
A reunião marcou o início dos trabalhos do grupo, que terá como missão propor novas estratégias, acompanhar o desenvolvimento das atividades e ampliar o alcance social e ambiental do Moda Legal. A coordenadora do projeto, Indira Muniz, apresentou o histórico das ações já implementadas e destacou os próximos passos para consolidar as novas frentes de atuação.
O Moda Legal é uma iniciativa que une conscientização ambiental e inclusão social. O objetivo é seguir avançando com ações que transformem a realidade de muitas famílias e promovam uma cultura de sustentabilidade dentro e fora do Judiciário.
MODA LEGAL
O Moda Legal é um projeto da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão que tem como objetivo conscientizar sobre a poluição têxtil e estimular a reutilização de resíduos de tecidos e roupas. A iniciativa atua na coleta de doações em cestos espalhados por unidades judiciais e órgãos parceiros e transforma esses materiais em novas peças de vestuário, decoração e acessórios.
Além de reduzir o descarte inadequado de resíduos têxteis, o projeto promove a inclusão social ao gerar oportunidades de renda para instituições e grupos que realizam o reaproveitamento dos materiais. O Moda Legal integra ações de responsabilidade socioambiental do Judiciário maranhense e contribui para a disseminação de práticas sustentáveis.