A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realizou nesta quarta-feira (12) uma programação especial relativa ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). As homenageadas foram recebidas com música, flores e um café da manhã. Também assistiram à palestra sobre como construir uma imagem autêntica, ganharam brindes e serviços de cuidados com a pele, maquiagem e massagem.
A celebração do Dia Internacional da Mulher integra o projeto “Dire Apoia”, lançado este ano pela Diretoria do Fórum de São Luís para promover saúde, segurança e cidadania e bem-estar. Ao fazer a abertura do evento, a diretora do órgão, juíza Andréa Perlmutter Lago, destacou a importância de atividades que promovam a integração e o bem-estar no ambiente de trabalho e fez uma homenagem especial às mulheres. “Nossas escolhas somadas com as atitudes determinam nossos sonhos e é a partir daí que traçamos os objetivos que vão determinar a vida da gente”, lembrou a diretora.
O Coral Vozes de Ouro (Igreja Messiânica da Vila Palmeira), com 20 integrantes e sob a regência da maestrina Florilene Duarte, exaltou as mulheres, cantando composições como Maria Maria (Milton Nascimento), Mulher Brasileira (Benito Di Paula) e Cajuína (Caetano Veloso). Ao final da apresentação, os coralistas entregaram flores de luz às mulheres que estavam na plateia. O servidor José Carlos da Silva (4ª Vara Cível de São Luís) recitou uma poesia feita especialmente para a data. “O mundo é mais forte, mais bonito e mais justo porque vocês fazem parte dele”, afirmou.
A consultora de imagem Beatrice Pedraça mostrou às participantes como construir uma imagem autêntica. “Muitas pessoas associam à moda; mas vai além disso. A imagem é a maneira de dizer quem somos ao mundo; a percepção que os outros têm de nós”, explicou. Ela afirmou que não deve estar associada a regras de comportamento, violência simbólica, sentimento de inadequação, vestir como mecanismo de controle, entre outros. A palestrante apresentou alguns experimentos feitos com homens e mulheres que mostram a percepção que cada um têm de si mesmo. Também fez uma dinâmica de grupo, estimulando as mulheres a falarem sobre como são vistas por outras pessoas e como gostariam de ser vistas.
Após a palestra, houve sorteio de brindes disponibilizados pelas consultoras de beleza e de bem-estar que participaram do evento, além de brindes oferecidos às mulheres pela Central de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís (CENMAN). O evento teve o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
A programação do Dia da Mulher ofereceu, ainda, cuidados com a pele, maquiagem, massagem relaxante e consultoria de beleza com as consultoras das empresas parceiras do evento.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís