Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Subrepresentação feminina na política é tema de seminário do CNJ

Painel Gênero e Eleições será apresentado com transmissão ao vivo, nesta quinta-feira (24/3)

24/03/2022
Ascom ESMAM

Duas pesquisas sobre questões políticas contemporâneas estarão em debate no primeiro Seminário de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias de 2022, promovido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o tema Gênero e Eleições, o evento desta quinta-feira (24/3) vai abordar a subrepresentação feminina no Poder Legislativo brasileiro e a maneira como os partidos políticos se organizaram para participar das eleições municipais de 2020, realizadas no contexto da pandemia da Covid-19. Os debates poderão ser acompanhados, a partir das 17h, pelo canal do CNJ no YouTube.

No primeiro painel, será apresentada a pesquisa “O não lugar da política: as candidaturas fictícias de mulheres como violência política de gênero”, de autoria de Roberta Laena Costa Jucá. Na tese de doutorado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a advogada analisou as candidaturas fictícias de mulheres registradas pelos partidos políticos para cumprimento da cota de gênero nas eleições proporcionais. O estudo busca compreender os obstáculos à participação política feminina e o modo que as agremiações partidárias silenciam, invisibilizam e excluem mulheres na disputa eleitoral.

A pesquisa “Organização partidária em tempos de pandemia: estratégias partidárias e eleições municipais” será o tema do segundo painel. Elaborado pela doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Adriana Soares Alcântara e pelo doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) Francisco Josênio Camelo Parente, o estudo analisou as filiações partidárias no período de 2016 a 2020 no Ceará e avaliou o comportamento dos partidos políticos locais com relação aos procedimentos de natureza organizativa e estrutural durante as eleições municipais de 2020, marcadas pela pandemia da Covid-19.

SEMINÁRIOS

Os Seminários de Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias têm o objetivo de divulgar e debater metodologias, estratégias e resultados alcançados por meio de pesquisas desenvolvidas pelo CNJ e outros órgãos ou entidades com produção acadêmica relacionada à Justiça. As edições apresentam pesquisas e discussões de interesse do Poder Judiciário e promovem a troca de experiências entre interessados e interessadas em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.  Em 2021, foram 13 edições realizadas quinzenalmente.

O público-alvo dos seminários são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, principalmente quem realiza ou esteja buscando aprimoramento para elaboração de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

SERVIÇO

Seminário Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias – “Gênero e Eleições”
Quando: quinta-feira (24/3), às 17h
Onde:  canal do CNJ no YouTube

 

 

(Com informações do CNJ)

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS