Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Turma do mestrado em Ciências Sociais inicia aulas presenciais

Nessa fase serão ofertadas as disciplinas Teoria Sociológica e Teoria Antropológica, totalizando 84 horas-aula

08/03/2022
Ascom ESMAM

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça do Maranhão iniciaram, nesta terça-feira (8), na sede da escola judicial em São Luís, as aulas dos módulos presenciais do Mestrado interinstitucional (Minter) em Ciências Sociais. Nessa fase serão ofertadas as disciplinas Teoria Sociológica e Teoria Antropológica (currículo obrigatório), totalizando 84 horas-aula.

O curso, iniciado em outubro de 2021, é promovido no âmbito de cooperação entre PUC Minas, TJMA, ESMAM e Associação dos Magistrados (AMMA), destina-se à qualificação de profissionais de nível superior que atuam no Judiciário, sendo o primeiro do país proposto através de uma escola judicial.

Ministram as disciplinas presenciais, as professoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da PUC Minas, Luciana Teixeira de Andrade (doutora em Sociologia/IUPERJ), Maria Carolina Tomáz (doutora em Sociologia e Demografia/University of California at Berkeley), Juliana Gonzaga Jayme (doutora em Ciências Sociais/UNICAMP), Regina de Paula Medeiros (Doutora em Antropologia Social e cultural URV, Espanha).

INOVAÇÃO 

Os alunos e alunas – três juízes e 11 profissionais do quadro funcional do TJMA – foram recebidos pelo diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; e pelo secretário-geral da entidade, Osman Bacellar Neto.

“Esse é sem dúvida um projeto de formação de alto nível, com uma das mais bem conceituadas universidade do país. Desejamos a todos os mestrandos e mestrandas muito sucesso e empenho, com resultados inovadores para o Judiciário do Maranhão”, disse Jorge Figueiredo, acrescentando que a atual gestão do TJMA, tem entre suas prioridades oferecer cursos que contribuam efetivamente para a prestação de serviços jurisdicionais cada vez mais eficientes.  

Até o momento, a turma concluiu 150 horas-aula. As atividades online, por meio da plataforma educacional da PUC Minas, representam 40% da carga horária total, sendo realizadas mensalmente por videoconferência. 

Em 2023, segundo o programa, os discentes se dedicarão à realização das respectivas pesquisas, às atividades de orientação junto aos docentes da Universidade e à elaboração das dissertações. Ao final deste período, ocorrerão as defesas e a conclusão do curso. 

APERFEIÇOAMENTO DA JUSTIÇA 

Para o servidor Fernando Coelho, da Corregedoria Geral de Justiça, as linhas de pesquisa do mestrado estão ajustadas aos desafios do TJMA. “A experiência tem sido positiva, pois possibilita ampliação de horizontes do conhecimento. É estimulante ver que os projetos de pesquisa estão voltados para o atual cenário do Judiciário maranhense, que tem ampliado suas frentes de atuação para oferecer melhores serviços à sociedade. Os resultados devem contribuir para elevar a qualidade desses serviços”, analisou.

O juiz Francisco Lima também destacou a importância do programa de pós-graduação para o aperfeiçoamento da atuação dos magistrados. “Curso excelente e muito útil para a nossa atividade jurisdicional. Professores magníficos e comprometidos. A metodologia também nos permite acompanhar as aulas de modo claro e fácil”, complementou.

LINHAS DE PESQUISA

O Minter trabalha temas associados às políticas públicas, territórios, sistemas de justiça, desigualdades sociais, cultura e trabalho, sendo possíveis as diversas formas de recontextualização – em planos de curso e cooperação construídos junto à ESMAM e à AMMA - de acordo com os projetos de pesquisa e as realidades e práticas do Poder Judiciário e dos territórios que compõem o estado do Maranhão.

Com mais de 20 anos de implantação, o programa foi consolidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como de “excelência nacional“, tendo obtido nota 5 na avaliação quadrienal dessa fundação. São três as suas linhas de pesquisa: Cultura, Identidades e Modos de Vida; Metrópoles, Trabalho e Desigualdades e Políticas Públicas, Participação e Poder Local.

Os pesquisadores e docentes do PPGCS integram redes nacionais e internacionais de pesquisa, como o Observatório das Metrópoles e a Rede Internacional de Formação e Investigação em Políticas Públicas Avançadas.

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS