Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

COPEDEM | Desembargador Froz Sobrinho participa de encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura

16/09/2019

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, participou, em Florianópolis (SC), do XLIX Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que nessa edição discutiu pontos importantes sobre a formação da magistratura e os desafios da era da inteligência artificial.

Na abertura do encontro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino, fez um alerta para impactos da inteligência artificial na privacidade dos cidadãos brasileiros, apresentando um panorama do desenvolvimento da legislação sobre o tema, desde o período anterior ao Marco Civil da Internet.

O ministro citou também casos emblemáticos que resultaram em jurisprudências até 2014 e destacou as mudanças proporcionadas pela aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados, no ano passado. “Devemos buscar um equilíbrio entre as possibilidades oferecidas pela tecnologia e a preservação da privacidade dos cidadãos”, ponderou.

O encontro encerrou-se na sexta-feira (13), com palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e assinatura da Carta de Florianópolis, com propostas a serem avaliadas pela escolas estaduais da magistratura na formação de juízes dentro da temática abordada.

O XLIX Copedem foi realizado em conjunto com o Congresso Estadual de Magistrados/Congresso Cejur, que contou com a presença de cerca de 200 magistrados.

HONRARIA

O presidente do Copedem e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas, condecorou com medalha de reconhecimento personalidades que contribuem para o desenvolvimento do colégio. Receberam a honraria o ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino; o corregedor-geral da Justiça de Santa Catarina, Henry Petry Junior; o diretor-geral da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Luiz Cézar Medeiros; a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC); a juíza Jussara Wandscheer e o diretor- geral da Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), juiz Rudson Marcos.

Comunicação ESMAM (Com informações da Associação dos Magistrados Catarinenses-AMC)

 

GALERIA DE FOTOS