O Judiciário realizará, de 15 a 17 de novembro, um evento de ambientação e integração de novos servidores e servidoras da Contadoria Judicial Única (CJU), no Auditório José Joaquim Filgueiras, no Fórum de São Luís, das 8h às 12h, com a presença das autoridades do Poder Judiciário do Maranhão.
A ação promoverá o alinhamento técnico sobre fluxos de trabalho e sistemas corporativos, além de envolver uma equipe de 45 pessoas do setor em atividades de integração, com impacto direto na celeridade da prestação de serviços da justiça.
Segundo a organização do evento, essa ação busca garantir uma transição eficiente para o novo modelo de funcionamento da Contadoria, promover a integração entre as equipes e auxiliar a compreender os novos procedimentos de trabalho.
PROGRAMAÇÃO
Na abertura, na segunda-feira, haverá a apresentação da estrutura e cultura organizacional da Contadoria Judicial Única, conduzida por Antônio Elias de Queiroga Filho e Paulo do Vale.
Em seguida, ocorrerá um momento de acolhimento e integração coordenado pela equipe de Psicologia do TJMA, sobre aspectos emocionais e relacionais da ambientação dos novos servidores.
Na terça-feira, dia 16, serão abordados temas relacionados à gestão de pessoas e aspectos administrativos, sob condução da equipe de Recursos Humanos, com foco em regime de teletrabalho, teletrabalho, direitos e deveres dos servidores e servidoras, além da equalização da força de trabalho.
FLUXO DE TRABALHO
Por fim, na quarta-feira, dia 17, participantes conhecerão os principais fluxos de trabalho e sistemas corporativos, com destaque para as resoluções e provimentos que regulamentam sua atuação.
A programação nesta data inclui, ainda, as deduções legais, os eixos de governabilidade e os impactos operacionais do novo modelo de Contadoria nas comarcas.
A metodologia adotada combina exposição dialogada, oficinas práticas, atividades de integração e momentos de reflexão coletiva, de modo a promover o engajamento e a troca de experiências entre os servidores e as servidoras.
CONTADORIA JUDICIAL ÚNICA
A criação da Contadoria Judicial Única na estrutura administrativa do Judiciário foi criada pela Resolução-GP nº 64, de 9 de abril de 2025, do Tribunal de Justiça do Maranhão, e regulamentada pela da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão no Provimento nº 42/2025, que dispõe sobre sua instalação e regulamentação.
Com essa medida, o Judiciário atendeu à necessidade de distribuir de forma equitativa a carga de trabalho das contadorias judiciais, com vistas a aprimorar a produtividade e assegurar o cumprimento dos princípios da eficiência, celeridade e duração razoável do processo.
A CJU é responsável pelos cálculos em processos de competência das Varas da Fazenda Pública, Auditoria Militar, Cíveis e varas de competência especializadas, como as Varas de Família, Inventário, Infância e Juventude, Criminal e de processos de 2º grau em fase de cumprimento de sentenças.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Conforme o artigo 13 do Provimento 42/2025, a Contadoria Judicial Única não prestará atendimento ao público externo. Fica sob a responsabilidade de cada unidade judiciária os atendimentos às partes e aos advogados e advogadas, assim como informar à CJU o processo que exija urgência na elaboração de cálculo.
O atendimento presencial ao público externo será encerrado nesta sexta-feira, 12, e a partir de segunda-feira, 15, somente estará disponível atendimento pela página da Contadoria Judiciária Única - CJU no Portal do Poder Judiciário do Maranhão.
Caso a pessoa interessada não obtenha as informações disponibilizadas no Portal do Judiciário, e ainda necessite de atendimento presencial, deverá se dirigir à vara onde tramita o processo ou à SEJUS. Outras informações podem ser prestadas por meio de mensagem para cju@tjma.jus.br.
Acesse a página da CJU no Portal do Poder Judiciário do Maranhão
Acesse a transmissão do evento no You Tube (somente para pessoas inscritas)
SERVIÇO:
Cerimônia de inauguração da CJU
Data: 16 de dezembro de 2025
Horário: 8h30
Local: sede da Contadoria Judicial Única – Fórum Des. Sarney Costa
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br