Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário instalará Contadoria Judicial Única na próxima terça-feira

A criação da unidade na estrutura administrativa do TJMA considerou a necessidade de distribuir de forma justa a carga de trabalho das contadorias judiciais do Judiciário maranhense

Publicado em 12 de Dez de 2025, 9h34. Atualizado em 12 de Dez de 2025, 9h34
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão instalará, na próxima terça-feira (16/12), às 8h30, a Contadoria Judicial Única (CJU), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. A unidade ficará na Ala 5, térreo, em frente à Central de Mandados. A solenidade de instalação contará com a presença dos desembargadores Froz Sobrinho (presidente do TJMA), José Luiz Almeida (corregedor-geral da Justiça) e da juíza Andréa Perlmutter Lago (diretora do Fórum), dentre outras autoridades, além de servidores e servidoras da unidade.

A Contadoria Judicial Única, vinculada diretamente à Corregedoria Geral de Justiça, é a unidade responsável pela elaboração de cálculos judiciais em processos de 1º e 2º grau, sempre mediante determinação do magistrado ou magistrada.

O órgão foi criado pela Resolução-GP nº 64, de 9 de abril de 2025. A norma organizou a CJU em núcleos, dirigidos por secretários/as de Núcleo, sob a supervisão de um/a supervisor/a e um/a coordenador/a técnico/a, bem como de um juiz ou juíza coordenador/a.

A criação da CJU representa um avanço institucional, ao centralizar e padronizar os cálculos judiciais, garantindo maior eficiência, uniformidade e qualidade técnica na prestação dos serviços da Justiça estadual. A unidade contribuirá diretamente para a celeridade processual e para a efetividade das decisões judiciais.

A atuação da Contadoria Judicial Única tem como finalidade dar auxílio à tomada de decisão de magistrados/as, especialmente em matérias relacionadas à liquidação de sentença, apuração de excesso de execução, atualização de cálculos homologados, entre outras atribuições.

AMBIENTAÇÃO

A inauguração ocorrerá em paralelo ao evento de ambientação e integração de novos servidores e novas servidoras da CJU, a ser realizado de 15 a 17 de dezembro, no Auditório José Joaquim Filgueiras, do Fórum São Luís, das 8h às 12h. 

De acordo com a organização, o evento impactará diretamente na celeridade da prestação de serviços da justiça. A ação visa acolher cerca de 45 servidores/as, promovendo o alinhamento técnico sobre fluxos de trabalho e sistemas corporativos, além de atividades de integração.

A equipe é formada por servidores/as capacitados/as em cálculos judiciais, com formação multidisciplinar e domínio de ferramentas tecnológicas que possibilitam mais precisão, transparência e confiabilidade.

CJU

A criação da Contadoria Judicial Única na estrutura administrativa do TJMA considerou a necessidade de distribuir de forma equitativa a carga de trabalho das contadorias judiciais do Judiciário maranhense, com vistas a aprimorar a produtividade e assegurar o cumprimento dos princípios da eficiência, celeridade e duração razoável do processo.

Também considerou os avanços proporcionados pelos serviços digitais e a necessidade de estruturar de maneira mais eficiente os serviços judiciários.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS