A Central de Mandados da Comarca da Ilha, a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís e a Promotoria da Mulher do Ministério Público do Maranhão realizaram, na sexta-feira, 17, uma visita institucional ao 21º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (21ºBPM), responsável pelo policiamento da área da Estiva e bairros vizinhos.
A visita teve como objetivo agradecer o apoio prestado pelo 21º BPM no enfrentamento à violência de gênero e no cumprimento de mais de mil medidas protetivas de urgência na área da Estiva e bairros vizinhos e reafirmou o compromisso conjunto do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Militar em fortalecer a rede de proteção à mulher e garantir maior eficácia e segurança no cumprimento das medidas protetivas de urgência em toda a capital.
Participaram da visita a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Barros Heluy, a promotora de justiça Selma Regina Souza Martins, titular da Promotoria da Mulher do MPMA, o tenente coronel Fábio Aurélio Saraiva Silva, comandante do CPAM Sul (Comando do Policiamento de Área Metropolitana Sul), o tenente-coronel Clodoaldo Gonçalves Silva, comandante do 21º Batalhão e o capitão Rodrigo Costa Ferreira, subcomandante; o supervisor da Central de Mandados da Comarca da Ilha, Charles Pimentel, e o oficial de Justiça Herbeth Mendes.
INTEGRAÇÃO OPERACIONAL
A juíza Lúcia Helena Heluy destacou a relevância da integração operacional entre os órgãos da rede de proteção e sistema de Justiça, informando que o Tribunal de Justiça do Maranhão também oferece canal eletrônico em que a mulher pode ajuizar uma ação de Medida Protetiva de Urgência por meio do preenchimento de um formulário simples.
Segundo a juíza, “o pedido pela ferramenta favorece o acesso de mulheres ao mecanismo de proteção, encaminhando o caso de forma imediata ao sistema judicial eletrônico, permitindo decisão célere pelo juiz ou juíza”.
A promotora de Justiça Selma Martins agradeceu o apoio do batalhão e reforçou a importância de divulgar os canais de denúncia e solicitação de medidas protetivas, mencionando o canal do Ministério Público do Maranhão na internet, que permite à vítima solicitar medida protetiva de forma direta e segura.
TRABALHO OSTENSIVO E PREVENTIVO
O tenente-coronel Fábio Aurélio Saraiva Silva, destacou o “papel essencial do trabalho ostensivo e preventivo” da Polícia Militar no enfrentamento à violência doméstica e na garantia da segurança das vítimas.
O supervisor da Central de Mandados da Comarca da Ilha, Charles Pimentel, agradeceu o pronto apoio da Polícia Militar e colocou a Central à disposição para fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as ações conjuntas.
“Somente neste ano, o 21º BPM auxiliou os oficiais de justiça no cumprimento de mais de mil medidas protetivas. Sabemos das dificuldades enfrentadas nesta área — extensa, geograficamente complexa e com alto índice de vulnerabilidade —, por isso nosso reconhecimento e gratidão a todos os policiais pelo compromisso e pela cooperação constante”, ressaltou Charles Pimentel.
INTEGRAÇÃO
Também participou da visita o oficial de Justiça Herbeth Mendes, responsável pela articulação da visita, que pontuou a importância da integração entre o sistema de Justiça e a Polícia Militar no enfrentamento à violência doméstica.
“O trabalho de prevenção e acompanhamento das medidas protetivas é uma ação pública incondicional, que exige união entre os órgãos e presença constante do Estado junto às vítimas”, destacou o oficial.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br