Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

São Luiz Gonzaga do Maranhão recebe visita da Corregedoria

Comarca é a 99º visitada na atual gestão

Publicado em 17 de Out de 2025, 17h23. Atualizado em 17 de Out de 2025, 17h27
Por ASCOM CGJ-MA

Próximo de alcançar a marca de 100 comarcas visitadas na atual gestão, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, esteve na Comarca de São Luiz Gonzaga do Maranhão, na última quinta-feira (16), para uma visita de acompanhamento ao juiz titular Diego Duarte de Lemos e à equipe da unidade judicial.

Com quatro décadas de experiência na magistratura, o desembargador tem buscado, nas visitas correcionais e institucionais, conhecer as unidades para além dos números que aparecem nos painéis de monitoramento, diariamente acompanhados pelas equipes da Corregedoria.

“Os números mostram produtividade, mas não revelam as histórias, as dificuldades e os esforços de quem faz a Justiça no dia a dia”, destacou o corregedor.

O propósito, segundo ele, é interagir com magistrados e servidores, compreender as realidades locais e identificar desafios que, muitas vezes, extrapolam a competência correcional, mas impactam diretamente a prestação jurisdicional.

Em São Luiz Gonzaga do Maranhão, acompanhado do secretário judicial Francisco Bogéa, o corregedor pôde confirmar de perto o que os sistemas apontam, mas não interpretam. A unidade contabiliza 1.422 processos em acervo e 1.417 julgamentos somente em 2025, não possui processos conclusos há mais de 120 dias e mantém pontuação máxima em todos os indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ainda assim, a comarca não figura entre as classificadas como de “Alto Desempenho” pela Central de Análise de Desempenho da CGJ-MA. A explicação, porém, é percebida presencialmente: não há processos suficientes para serem julgados para alcançarem a categoria.

“Vocês não podem ser penalizados por estarem produzindo. Esse resultado é, na verdade, um reconhecimento da eficiência e do compromisso da unidade com a Justiça. Vamos analisar essa situação”, reforçou o desembargador.

A visita encerrou-se com um momento de diálogo e reconhecimento com todos os servidores da comarca, em que o corregedor agradeceu o empenho da equipe local e reiterou o compromisso da Corregedoria com uma gestão de proximidade, pautada no diálogo e na valorização das pessoas.

O juiz Diego Duarte de Lemos também aproveitou a oportunidade para destacar o empenho e a dedicação dos servidores:

“Os servidores são comprometidos. Quem tem menos tempo de casa, tem 16 anos. Os oficiais têm 22 anos como servidores e, mesmo com todo esse tempo, não reduzem a produtividade. Aqui não é assim. Eles de fato vestem a camisa. Esses servidores também fazem parte da comunidade, então eles dão esse retorno”, enfatizou o magistrado.

 



Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS