Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedor visita instalações do Guarda-Roupa Social

O projeto é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam acessar serviços no Fórum

Publicado em 25 de Ago de 2025, 10h58. Atualizado em 25 de Ago de 2025, 11h01
Por ASSCOM CGJ

Inaugurado em 18 de agosto, o Guarda-Roupa Social é uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso da população à Justiça, promovendo inclusão e acolhimento. O projeto é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam acessar serviços no Fórum. Na sexta-feira (22/8), o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz de Almeida, visitou as instalações do espaço, acompanhado da diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago.

O desembargador destacou a importância e o caráter inédito da iniciativa no Judiciário maranhense, ressaltando que o projeto contribui para evitar o cancelamento ou adiamento de audiências, garantindo o regular andamento processual e, ao mesmo tempo, promovendo a inclusão social.

O Guarda-Roupa Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para utilizá-lo, a pessoa deve se dirigir à recepção do Fórum, apresentar documento de identificação e preencher um formulário com o auxílio de um atendente. Em seguida, é encaminhada ao espaço, localizado na parte externa e próximo à entrada do Fórum, onde pode escolher roupas, tomar banho, caso deseje, e, então, ser atendida. Ao final, pode optar por levar as roupas utilizadas ou devolvê-las.

A iniciativa recebe doações internas e externas. No Fórum, há uma sala reservada para o armazenamento das peças. A higienização das roupas utilizadas durante a semana é realizada na lavanderia do Sistema Penitenciário, por meio de parceria da Justiça maranhense com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Após esse processo, as peças retornam ao Fórum.

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS