“Diálogo e sensibilidade”: Estas duas palavras pautaram o encontro entre o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador José Luiz Almeida, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão –, advogado Kaio Vyctor Saraiva Cruz. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), na sede da OAB, no Calhau, e contou com a presença de integrantes de comissões da Ordem. Na oportunidade, o corregedor falou dos projetos implementados pela CGJ-MA.
Destacando a importância da relação entre os órgãos, para que seja sempre cordial e de alto nível, o corregedor apresentou os avanços da Justiça de 1º Grau, principalmente nos últimos meses. “Mesmo com as dificuldades estruturais, que é de conhecimento amplo, todos os atores do Sistema Judiciário têm trabalhado diuturnamente no sentido de minimizar ou eliminar os entraves”, observou Almeida, explanando aos presentes dados positivos do projeto “Produtividade Extraordinária”, que visa a ampliação da capacidade operacional do Poder Judiciário a partir da colaboração entre as unidades judiciais.
Outro ponto ressaltado pelo corregedor foi a importância da sensibilidade, enquanto elemento importante na solução de conflitos. “Não devemos ver o processo, como se dizia antigamente, apenas como alguns papéis. Em cada demanda, há vidas que esperam por uma resposta efetiva da Justiça, há esperança de solução de um problema, de um conflito. Diante disso, todos nós, atores desse sistema, devemos pautar a sensibilidade, a questão humana, no nosso dia a dia, na execução de nossos deveres”, destacou, sendo acolhido com reciprocidade pelos participantes da reunião.
AVANÇOS DO JUDICIÁRIO
Kaio Victor Saraiva, em sua fala, agradeceu e elogiou a visita do corregedor. “Uma honra receber o corregedor de Justiça do Maranhão aqui na OAB, pois isso demonstra a iniciativa de diálogo entre o Poder Judiciário do Estado do Maranhão e a classe que, sem dúvida nenhuma, é fundamental dentro do Sistema de Justiça. Foi uma reunião aberta, cordial, na qual pudemos apresentar as dificuldades enfrentadas pelos advogados, por meio de nossos órgãos, como a Comissão de Defesa das Prerrogativas, por exemplo. Foi interessante ouvir boas notícias diante de toda a sistemática implementada pelo corregedor que trouxeram avanços significativos para o Poder Judiciário do Maranhão”, pontuou.
Durante a reunião, o corregedor ouviu algumas demandas da classe dos advogados, deixando a mensagem de que atuará para diminuir ou sanar problemas pontuais apresentados. Além do corregedor e do presidente da OAB/MA, participaram da reunião o diretor da Secretaria da CGJ, Mário Lobão, o Conselheiro Federal, Thiago Diaz, o conselheiro federal e presidente do Observatório do Judiciário da OAB/MA, Marinel Dutra, o conselheiro e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativa, Erivelto Lago, e a conselheira e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA, Maria da Glória Aquino.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br