A semana começou em ritmo de festejos juninos no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) que recebeu nesta segunda-feira (16) as apresentações do Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra, e o trio de forró pé de serra “Forró Pegado”. A programação, voltada para os públicos interno e externo, ocorreu no hall do prédio pela manhã.
Grupos folclóricos se apresentam durante todo o mês de junho. Nesta quarta-feira (18), às 9h, será a vez da Quadrilha Paraíso do Sertão e do Boi Novilho Branco; na segunda-feira (23), do Boi Oriente e Boi da Lua e, encerrando a temporada junina, dia 26 de junho (quinta-feira), o Cacuriá do Jhon e a Companhia Didara.
A iniciativa é da Diretoria do Fórum de São Luís, em parceria com a Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma) que disponibiliza as atrações culturais.
O Boi Brilho da Ilha tem 33 anos de fundação e conta com 120 integrantes (Catirina e Pai Francisco, miolo do boi, índias, vaqueiros de fita e campeador). O amo do boi e cantador é Cláudio Sampaio que divide os vocais com o cantador Mauro César.
Na apresentação desta segunda-feira (16), no Fórum de São Luís, o Brilho da Ilha executou clássicos do bumba-meu-boi como Maranhão, meu tesouro, meu torrão (Maracanã); Boi de Lagrimas (Raimundo Makarra); Boi da Lua (César Teixeira); Bela Mocidade (Axixá); Guerreiro e Valente e Eu Vou Balançar, Eu vou Sacudir (Santa Fé).
A apresentação cultural começou com o trio “Forró Pegado. O grupo tocou clássicos do forró e composições autorais, mostrando a diversidade do gênero e a sua própria identidade musical.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís