O projeto Moda Legal esteve presente no Seminário Internacional IAB - Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP30, realizado em 6 de junho, em São Luís. A coordenadora da iniciativa, Indira Muniz, participou como palestrante durante o painel sobre economia circular, realizado na Escola de Governo do Maranhão (EGMA).
A atividade reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir estratégias sustentáveis para as cidades, com foco na reutilização de materiais e na redução de resíduos. O Moda Legal foi apresentado como exemplo de política pública voltada à sustentabilidade e à responsabilidade social.
Na oportunidade, a coordenadora apresentou os principais dados sobre o descarte de lixo têxtil no Brasil e no mundo, destacando que 92 milhões de toneladas de resíduos são descartadas anualmente no meio ambiente, tornando a indústria têxtil a segunda mais poluente do planeta. Ela ressaltou a importância do consumo consciente e do reaproveitamento desses resíduos em prol de uma sociedade mais sustentável.
A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão é regulamentada pelo Provimento nº 30/2024 e tem como objetivo reaproveitar resíduos têxteis, gerar renda e promover a educação ambiental em órgãos públicos e instituições parceiras.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br