A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão realizou, na tarde desta quinta-feira (22/08), a palestra "Moda Legal: Reutilização Têxtil e Impactos Positivos no Meio Ambiente", voltada às mulheres participantes do projeto em parceria com o Instituto “Semeando Vidas”, localizado no bairro Santa Clara.
Durante o evento, a coordenadora do projeto, servidora Indira Muniz, apresentou dados importantes sobre o desperdício de materiais têxteis, enfatizando o impacto ambiental negativo resultante da produção excessiva de resíduos. Destacando a relevância da reutilização desses materiais na confecção de novas peças, contribuindo não apenas para a redução do impacto ambiental, mas também para a criação de novas oportunidades de trabalho dentro das comunidades.
Na ocasião, discutiu-se, também, sobre o processo de reutilização dos resíduos têxteis, com exemplos práticos de objetos criados a partir da reciclagem que foram transformados em novos itens prontos para venda. Além disso, serão oferecidas oficinas destinadas às mulheres do instituto na produção de novos produtos reciclados advindos de doações. Transformando lixo em novas oportunidades, levando mais autonomia e gerando renda nessas comunidades.
Com o apoio da Corregedoria, o projeto “Moda Legal” fortalece a cooperação entre o Judiciário e as instituições parceiras, impulsionando a construção de uma sociedade mais engajada e comprometida com a sustentabilidade.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br